quarta-feira, 8 de abril de 2020

Reunião do Grupo de Pesquisa – 7 de Abril de 2020

Reunião do Grupo de Pesquisa – 7 de Abril de 2020

Participantes:
  1. Prof. Carlos Quandt
  2. Prof. Ubiratã Tortato
  3. Clarissa Rocha
  4. Jeanne Maciel
  5. Marlon Jorge Liebel
  6. Marcelo Castilho
  7. Matheus Hamerschmidt
  8. Daniel Santos
  9. Marcos Mazurek
  10. Paula Minetto
Ausências Justificadas: Sandra Santos e Norma Brambilla, por problemas na conexão.

Prof. Quandt abriu a reunião convidando os participantes a informarem as novidades. Clarissa questionou se o Prof. Tortato está orientando o colega Valdívia. Informa sobre a coincidência de alguns assuntos que são abordados na tese dela e do colega, que podem tirar proveito de um contato entre eles.

Prof. Quandt comentou a possibilidade de integrar os assuntos Indústria 4.0 e Sustentabilidade. Marcelo comentou as informações sobre a plataforma Zoom, que inviabilizaram sua utilização, e Mazurek comentou sua pesquisa.

Paula abordou o provável corte de recursos para pesquisas em função da crise de COVID-19. Falou da necessidade de fortalecer o micro e pequenas empresas e lamentou a inexistência no Brasil de Mestrado em Empreendedorismo Social. Falou da retomada dos trabalhos em empresas após a Páscoa. Prof. Quandt observou que direciona esforços a duas áreas, digital e inovação, ressaltando a importância da participação da Paula no grupo, em razão de sua pesquisa. Destacou a necessidade de inovação no momento de crise, como a que passamos. A crise abre uma oportunidade para a inovação social também. Paula comentou que um projeto com adolescentes em vulnerabilidade havia sido interrompido, e que estão tentando retomar. A limitação tem sido o acesso a computador, ou à internet pelo celular. Marlon comentou que é provável que haja prolongamento do distanciamento social para além da Páscoa, afetando o planejamento de empresas que pretendiam retornar a partir desta data.

Prof. Quandt falou da criação deste novo grupo de pesquisa (Inovação e Sustentabilidade), originado a partir de dois grupos anteriores. Falou da necessidade de regularização/ atualização do grupo perante o CNPQ. Uma duvida que surgiu sobre a oficialização do grupo junto à COPESQ. Prof. Quandt buscou informações se há ata de reunião que o confirme, mas a pessoa que poderia verificar isso está em férias. Prof. Tortato concordou com a união das duas áreas em prol de sua continuidade. Prof. Quandt sugere a alteração do nome do grupo para Inovação e Sustentabilidade, pois a Informação, que fazia parte do nome anterior, estava pautado na participação de uma Professora que não participa mais do grupo. Após um rápido debate, convergiu-se para o nome Inovação e Sustentabilidade, e na descrição dos interesses serão detalhados áreas afins de pesquisa, como gestão de conhecimento e inovação social dentre outros. Prof. Quandt verificará se o nome Inovação e Sustentabilidade foi aprovado na Copesc, pois neste caso seria mais fácil prosseguir com este.

Prof. Quandt passou a falar sobre os projetos prioritários divulgados pelo MCTIC: estratégicas, habilitadoras, de produção, para desenvolvimento sustentável e para qualidade de vida. Prof. Tortato comentou que as bolsas para doutorado sanduíche fora destes projetos serão praticamente inviabilizadas. Prof. Quandt falou de parcerias necessárias para que a exploração destes temas e reforçou o entendimento do Prof. Tortato de que bolsas para doutorado sanduíche e pós-doc serão restritas às áreas citadas. 

Jeanne falou de seu interesse em Inteligência Artificial, e Prof. Quandt comenta a necessidade de nos aproximarmos de outros programas. Jeanne informa que está cursando a matéria de Data Mining no PPGIA. Prof. Quandt comentou que Marlon está mais próximo à área pública e Mazurek à área de saúde, este último com possibilidade de atuação na área habilitadora, inclusive com chances de doutorado sanduíche com bolsa. Prof. Tortato comentou da possibilidade de aproximação com o programa de Direito, em especial daqueles pesquisadores voltados ao Direito Ambiental, mencionando o Prof. Agostinho como ponto focal. Prof. Quandt apontou que o PPGCOOP pode ser uma parceria a explorar, vinculado à sustentabilidade e à inovação. A provocação deve resultar em uma ponte que ligue os interesses dos dois programas, como por exemplo, o trabalho da Sandra, que agrega inovação e cooperativas. Prof. Quandt falou do histórico do grupo de pesquisa, sempre aberto a possibilidades de intercâmbio entre programas e mesmo universidades onde a colaboração pode ser interessante.

Paula Minetto comentou sobre o festival Alma (bit.ly/festivalALMA) realizado on-line, Marcelo comenta que participou e que a fala da Luíza Helena Trajano foi bastante estimulante. Paula informou que trabalha com ela em uma organização. Prof. Tortato comentou que o perfil dos eventos deve mudar, com número muito maior de eventos on-line em 2021 do que em 2020, e que esta é uma oportunidade para PUCPR hospedar novos eventos.

Prof. Quandt comentou a mudança dos critérios de avaliação da CAPES, e que a existência do blog do grupo é importante no quesito de presença em mídia digital, sendo o local de registro histórico das atividades do grupo. Prof. Quandt encaminhou o encerramento da reunião, comentando a oportunidade de todos se manifestarem e agradecendo a participação da Paula na reunião, contando com a ajuda dela nas atividades do grupo de pesquisa.

A próxima reunião será realizada no dia 21/4, das 17h30 às 19h00.

Nenhum comentário: