terça-feira, 24 de março de 2020

Reunião (virtual) do Grupo de Pesquisa – 24 de Março de 2020

Participantes:
  1. Prof. Carlos Quandt
  2. Prof. Ubiratã Tortato
  3. Marcos Mazurek
  4. Norma Brambilla
  5. Sandra Aparecida dos Santos
  6. Marlon Jorge Liebel
  7. Marcelo Castilho
  8. Matheus Hamerschmidt
  9. Beatriz Barreto
  10. Arthur Tortato
Prof. Quandt abriu dando as boas vindas a todos, agradecendo ao Marcelo pela organização da reunião via plataforma Zoom, e solicitando que cada um faça o seu “check-in” falando ao grupo sobre o impacto dos últimos acontecimentos em suas atividades profissionais e de pesquisa.

Mazurek expôs os desafios com a imposição do distanciamento social, os impactos na infraestrutura de telecomunicações e as implicações da reforma trabalhista com a regulamentação do teletrabalho.

Marcelo comentou sobre a etiqueta e a forma de estruturação de reuniões digitais.

Beatriz falou de seu trabalho como consultora no BID, na área de inovação digital. Falou dos desafios enfrentados por um estado mais preparado em relação ao Home Office, e sobre pesquisa com os estados para identificar as melhores práticas desta modalidade de trabalho.

Mateus comentou sobre os trabalhos de pesquisa, que continuam a revisão bibliográfica, mas que tem dúvidas sobre o trabalho com os professores. Prof. Quandt informou que as decisões sobre os procedimentos para as atividades de pesquisa ainda estão sendo elaboradas.

Sandra informou que havia marcado entrevistas com cooperativa de Minas Gerais para 23 de abril e tem participação marcada em eventos. Prof. Quandt comentou da posição única em que a Sandra se encontra, pois ia sair a campo e agora está impedida.

Norma relatou que está trabalhando na seleção da amostra para coleta de dados, informando a plataforma em que se baseará (Pipe.Social). Continua os trabalhos de definição da amostra e do questionário durante o período de isolamento.

Arthur informou que é aluno do Prof. Quandt no PIBIC, estudando inovações sociais no Brasil. Comentou das aulas paralisadas na PUCPR e aguarda informações. Prof. Quandt comentou que havia considerado interromper as atividades do grupo, mas julgou ser mais adequada a manutenção dos encontros para que nos mantenhamos em contato.

Marlon comentou os procedimentos adotados pela Secretaria de Estado da Fazenda - SEFA e pela Receita Estadual do Paraná - REPR para providenciar 300 máquinas virtuais de forma rápida, permitindo que a estrutura de arrecadação e de pagamento de despesas continuasse em operação, minimizando os efeitos da crise em relação a esta área. Comentou também dos procedimentos adotados por dois professores da PUCPR, um que já iniciou aulas pela plataforma Blackboard e outro que optou por adiar o início dos encontros por 15 dias, antes de iniciar encontros virtuais, na expectativa de que o distanciamento social seja relaxado até lá.

Prof. Quandt agradeceu ao Marcelo pelo uso do aplicativo Zoom, que permite um maior número de acessos em reuniões, sem o limite de tempo imposto na versão grátis.

Prof. Tortato informou da surpresa em ter que mudar o formato das aulas para EAD. Informa que evento na PUCPR terá suas apresentações gravadas, logo a participação se dará de forma assíncrona. Perde-se uma das vantagens da realização deste tipo de evento, que é o contato com pesquisadores renomados de suas áreas. Informou sobre reuniões "search topic" e passa a apresentar os 15 tópicos sobre Organizações Sustentáveis discutidos com os editores da Sustainable Organizations - dois italianos e dois brasileiros. Convida todos a escreverem artigos para a edição especial da revista. Marcelo informa que tem uma pesquisa que eventualmente pode ser usada para abrir novo item. Prof. Tortato comenta que pode se o caso de inserir em algum dos tópicos existentes. Explica que os Doutorandos podem ser orientadores de PIBIC, mas que o professor orientador será listado como responsável pelo Projeto. Compartilhou o material com os tópicos da edição especial da revista, a seguir:

Sustainable Organizations
RT - Making more sustainable and resilient organisations in times of crises
Priminano di Nauta, Maria Francesca Renzi, Rodrigo Lozano, Ubirata Tortato
Topics
  1. New challenges and risks for sustainable organizations
  2. New organisation forms to face precarity and crisis times
  3. Organisational change, innovation, and creativity in current trends of organisations and society
  4. Emergence of systems and structure to support sustainable organizations
  5. Sustainable project-based organizations
  6. The charm of precarity in evolving organisations
  7. Changes in trends in marketing and communication
  8. Human resources management in promoting sustainability
  9. Governance, management, and ethics affecting organisations in the current crisis
  10. New networks for creating integrated organisations
  11. Smart work, e-learning and distance collaboration for sustainable organisations
  12. Information systems, technology, and big data analytics in fostering sustainability
  13. Sustainability of local
  14. Sustainable organizations between sharing economy and shut it economy
  15. The role of new forms of organisations in fighting climate change
Prof. Quandt relatou as dificuldades enfrentados na rápida adequação para aulas em formato digital. Relata a relação com os alunos internacionais, que voltaram para suas casas, surgindo um novo desafio: horário para as aulas, em razão dos múltiplos fusos horários. Falou da imposição da transição para o meio digital, com possibilidade de quedas de rede. Fala ainda do que virá, com perda de renda por parte da população. Comenta que um efeito positivo do isolamento é a redução da poluição. Comenta ainda das consequências de ordem psicológica, possibilitando inclusive aumento de desavenças nos lares. Falou do projeto de Empreendedorismo Social, do qual participa com o Prof. Tortato em inovação é relacionado com políticas públicas. Comentou que está trabalhando no artigo da Clarissa, otimista quanto à publicação em uma revista A1/Q1. Continuará trabalhando para viabilizar o período sanduíche do Marcelo na França. Colocou-se à disposição para atender seus orientandos, para que os trabalhos de pesquisa não parem.

Prof Tortato compartilhou o link para o projeto de empreendedorismo social: https://empowering-changemakers.eu/pt/home-pt/

Marcelo informou que temos que encerrar a reunião às 18h45, restando 10 minutos para eventuais comentários dos professores é um pequeno espaço para check-out, uma breve mensagem de cada participante, que pode incluir uma avaliação do encontro.

Prof. Tortato informou que está menos pressionado no trabalho, com a conclusão de quatro orientações, e que se dedicará mais à produção de artigos até o mês de julho, visando publicar em 2021. Comentou as dúvidas se retornaremos ao semestre letivo no formato presencial, mas vê na crise uma oportunidade de desenvolvimento e aperfeiçoamento da modalidade de ensino a distância.

Beatriz retomou falando do levantamento que será feito para entender os efeitos da pandemia nos governos. Perguntou ao Prof. Tortato sobre o item 5 dos tópicos, e sugeriu um tópico relacionado a cidades inteligentes, que aumentaria o número de interessados nos artigos. Comentou que haverá mudanças muito grandes, como as empresas de conteúdo que estão abrindo sem custo algumas bases, levarão a alterações de comportamento e de regras de convívio social e comercial. Acredita que teremos de nos adequar à situação atual, que pode perdurar até o fim do semestre. Informou contato de Inovação Social na UFPR - Fernanda Salvador da UFPR e apresentou link para ferramentas de trabalho online:
https://ialab.com.ar/plataformas-digitales-de-trabajo-online/?fbclid=IwAR1SVA2NAc34PNjl09IXrHOEA5sIQHMDT8OolbIik2gW_iCCmd0K3O2HRAs

Prof. Tortato comentou que cidades inteligentes pode ser um tema interessante, mas lembra que o título da publicação é Sustainable Organizations, motivo pelo qual os tópicos são voltados a organizações. Beatriz comentou que ficou um pouco vaga a definição do tópico 5 - organizações baseadas em projetos sustentáveis.

Marlon observou que o formato da reunião funcionou bem, e que com o período que poderemos ter de ficar afastados das reuniões presenciais, está é uma boa alternativa. Comentou com o Prof. Tortato que talvez seja interessante abrir um tópico voltado a Governo, que poderia incluir o tema cidades inteligentes e abriria possibilidades para o engrandecimento do debate de sustentabilidade em organizações públicas. Por fim, colocou-se à disposição, na medida do possível, para informar à Beatriz e colocá-la em contato com outras pessoas da SEFA e da REPR que possam auxiliária com a pesquisa para o BID.

Marcelo comentou com otimismo a realização deste primeiro encontro, com uma ferramenta que eventualmente permitirá reuniões com mais frequência.

Mazurek falou sobre a abertura dos bancos à inovação – com a expansão dos bancos virtuais – e informou que em estudos realizados na Unimed nos quais se estima que o retorno à normalidade deve se dar apenas em setembro, com impacto no emprego e renda.

Os participantes fizeram seus comentários finais e respectivos check-outs. Prof. Quandt sugere que as reuniões passem a ser semanais, dada quantidade de coisas a serem discutidas pelo grupo. Marcelo pede desculpas por ter de encerrar a reunião em virtude de outra reunião que estava por começar, da qual ele precisava participar.

Marlon compartilhou:
Com a necessidade de encontros a distância para a otimização das atividades de teletrabalho, segue uma relação com algumas ferramentas de comunicação a distância que podem ser utilizadas de forma gratuita. com algumas características presentes em cada uma delas.


Nome da ferramenta
Versão web
Compartilha tela
Inclui chat
Limite de usuários
Limite tempo
LINK DE ACESSO
Google Hangout
SIM
SIM
SIM
25
-
hangouts.google.com/
Microsoft Teams Free
SIM
SIM
SIM
300
-
teams.microsoft.com/
Webex Free (CISCO)
SIM
SIM
100
-

cart.webex.com/sign-up?locale=pt_BR
Big Blue Button
SIM
SIM
SIM
-
-
webconf.pr.gov.br/bbb/
Whereby
SIM
SIM
SIM
4
-
whereby.com/
Whatsapp
NÃO
NÃO
SIM
4
-
Pelo aplicativo whatsapp
Skype
SIM
SIM
SIM
50
-
www.skype.com/pt-br/
Zoom Meetings
NÃO
SIM
SIM
100
40 min
zoom.us/pt-pt/meetings.html

Nenhum comentário: