quinta-feira, 12 de março de 2020

Reunião do Grupo de Pesquisa – 10 de março de 2020

Reunião do Grupo de Pesquisa – 10 de março de 2020

Participantes:
  1. Prof. Carlos Quandt
  2. Prof. Ubiratã Tortato
  3. Prof. Alex Ferraresi
  4. Norma Brambilla
  5. Sandra Aparecida dos Santos
  6. Marlon Jorge Liebel
  7. Marcelo Castilho
  8. Matheus Hamerschmidt
  9. Clarissa Rocha
  10. Eduardo Lopes Marques
Duas ausências justificadas, Beatriz Lanza e Arthur Tortato.

Prof. Quandt abriu falando da retomada das reuniões do grupo de pesquisa, com expectativa de aumento de quorum nas próximas reuniões. Falou de convite feito ao pessoal da Bosch – cursando disciplinas isoladas do mestrado e doutorado – que não puderam comparecer. Dois alunos estão preocupados com a adaptação das competências em relação à transformação digital, não apenas do ponto de vista tecnológico, mas também em razão da própria empregabilidade após a implantação das mudanças decorrentes dessa transformação.

Prof. Quandt falou de sua viagem para a Colômbia, relativa ao Projeto Erasmus+. Envolve diversas universidades latino-americanas e europeias, além da Ashoka. O projeto “Climate Labs” é voltado à inovação social para mitigação e adaptação às mudanças climáticas. Reunião inicial para distribuição de tarefas, também foi uma oportunidade para criação de parcerias com outras universidades, mesmo as nacionais. Cooperações internacionais: ERPI - Equipe de Recherche sur les Processus Innovatifs da Universidade de Lorraine, que mantém o “Lorraine Fab Living Lab® (LF2L®)” – http://lf2l.fr/ – comandado por Mauricio Camargo, e cria oportunidade para um doutorando do grupo - Marcelo Castilho. Com as demais universidades europeias - Espanha e Itália - não se avançou neste contato inicial. Prof. Quandt falou da possibilidade de estendermos nossos contatos com a Colômbia, com diversas oportunidades.

Prof. Quandt falou da dificuldade de verba para participação em eventos internacionais. Além disso, neste momento diversos eventos estão sendo cancelados em razão da epidemia de coronavírus.

Prof. Tortato falou do evento que acontecerá na PUCPR, que está mantido. Fala também da parceria com a Universidade Católica Bolivariana da Colômbia, ressaltado que este país é o parceiro preferencial do momento, com a possibilidade de parcerias. Do outro projeto que a PUCPR participa, devemos receber a Profª. Svetalina, da Bulgária. Comenta ainda sobre o fato de que algumas universidades estão proibindo seus professores de viajar. Prof. Quandt mencionou o caso da UCLA, que adotou postura semelhante.

Prof. Tortato informou que a diretriz das Bolsas Capes e CNPQ somente serão disponibilizadas a projetos estratégicos. Prof. Quandt ressalta que deve-se verificar quais são as áreas estratégicas na atual gestão, bem como há cinco áreas estratégicas definidas pela PUCPR, que têm mais chances de receber investimentos.

Prof. Quandt menciona ainda contato com a rede Columbus, na qual somente se ingressa por convite, e envolve universidades do mundo todo. A PUCPR foi convidada para fazer parte da de no evento ocorrido na Colômbia.

Comenta-se sobre a necessidade de os alunos do programa aproveitarem as oportunidades que estão sendo conseguidas pelos professores, sob risco de não haver continuidade nas parcerias. Prof. Alex menciona que se não tivermos projetos para os assuntos estudados, não poderemos efetivar as parcerias, mencionando exemplos do País Basco, do México e da Alemanha. Prof. Tortato menciona que o Prof. Carlos da Universidade de Colina do México, deve participar do evento na PUCPR.

Prof. Quandt fala da necessidade de publicações pelo Grupo de Pesquisa, em especial buscando a publicação A1/Q1, ainda que o artigo tenha que ser trabalhado até ser aceito. Buscar publicação com alto fator de impacto. Menciona que o artigo mais citado foi publicado numa revista Q2, que, em razão de sua especificidade resultou nas citações posteriores. Apesar disso, devemos manter foco em bolsas e representatividade para o programa, ou seja, revistas com avaliação A1 ou de alto impacto (índice h>= 50).

Sustainable Organizations - Prof. Tortato informa que foi convidado para iniciar a publicação deste Journal com a editora Frontiers, da qual o Prof. Quandt fará parte do corpo editorial.

Congresso de Gestão do Conhecimento em outubro no Canadá - prazo de submissão: 3/4.

Clarissa havia coletado sete estudos de caso no Brasil e foi fazer um Doutorado Sanduíche na Inglaterra. Após seis meses conseguiu casos apenas da Grã-Bretanha, gostaria de ter obtido casos de diversos países da Europa. Fala da frustração por ter passado mais tempo cobrando contatos do que realizando suas pesquisas. Obteve 40 entrevistas, na maioria especialistas em transformação digital. Esperava que estes especialistas tivessem contato com empresários/gestores, mas isso não correu como esperado. Dois pontos altos foram os estudos de caso da Bentley Motors e da Stanley Black and Decker. Foi muito bem recebida e conheceu as áreas de transformação digital destas indústrias. Comenta que a Bosch também a recebeu muito bem, a entrevista foi excelente. Clarissa havia estabelecido como meta 5 casos, com pelo menos 4 entrevistas de cada caso. Outros entrevistas realistas foram da Ford, Ossokawa, Unilever - não era do ramo pesquisado, mas comenta que conseguiu entrevistar dois vice-presidentes. Na Toyota não conseguiu o total de entrevistas. Na Nissan conseguiu 4 entrevistas. Rolls Royce turbinas, estudo de caso "ouro". Sugestão do Prof. Alex: alterar a área de automotiva para transporte. Explica a divisão de clusters de especialistas acadêmicos, especialistas em transformação digital e gestores. Entrevistas de pelo menos uma hora. Comentou a insegurança de ser brasileira, mas ressaltou que foi muito bem recebida pelo Prof. Simon, que forneceu os contatos de seu LinkedIn como forma de cooperar com sua pesquisa. Relata que o Prof. Simon assumiu como prioridade colaborar com a pesquisa de sua Tese de Doutorado. Além do aprendizado da coleta de dados, informa que teve a oportunidade de lecionar na LSBU a disciplina de Inovação para todas as Engenharias - aulas de reforço e parte prática, três projetos: projeto principal era um projeto real, identificando um desafio da cidade de Londres e desenvolver soluções para este desafio.

Prof. Tortato convidou para defesa de Tese de seu orientando Khalil, dia 17/3, às 14h30, sala 220. Tema: Criação de valor compartilhado.

Marlon comentou sobre a iniciativa Hotmilk apresentada na Aula Magna.

Próxima reunião: 24/3, 17h30 às 19h00.

Nenhum comentário: