quinta-feira, 30 de abril de 2020

Reunião do Grupo de Pesquisa – 28 de Abril de 2020

Reunião do Grupo de Pesquisa – 28 de Abril de 2020

Participantes:
  1. Prof. Carlos Quandt
  2. Prof. Fernando Deschamps
  3. Arthur Tortato
  4. Clarissa Rocha
  5. Marcelo Castilho
  6. Matheus Hamerschmidt
  7. Norma Brambilla
  8. Sandra Santos
Ausências Justificadas: Paula Minetto.

Prof. Quandt abriu a reunião convidando os participantes a informarem as novidades. Passamos então aos assuntos em pauta:

PIBIC – O edital está aberto para apresentação de propostas para PUCPR até dia 6 de maio, as 17h. Uma recomendação é buscar uma proposta que complemente o processo de um projeto de pesquisa já em andamento. Orientação é que doutorandos assumam o ciclo completo de criação e apresentação de proposta; acompanhamento dos bolsistas PIBIC; e de forma mais ampla a gestão desse projeto. Uma observação: não há garantia que bolsas serão concedidas. A nova regra é que haverá concessão eventual para aqueles que pleitearem, em um processo de certa forma seletivo, após a ‘entrada’ no Programa.

* Uma informação que chegou após a reunião, por parte da Coordenação de IC da PUCPR:
  • "CNPq decreta o fim dos PIBICs (Programas de Bolsas de Iniciação Científica) nas áreas de Humanidades, Artes e Ciências Sociais, restringindo o programa ao que consideram “tecnologias prioritárias”. Para ciências humanas e sociais, só valem iniciações científicas que estejam diretamente ligadas às “tecnologias prioritárias”.
http://www.cnpq.br/web/guest/noticiasviews/-/journal_content/56_INSTANCE_a6MO/10157/8920772"
  •  As bolsas PUCPR não serão impactadas com as restrições acima notificadas.

Webinars – Em atenção à sugestão da coordenação do PPAD para promover webinars voltados à comunidade como um projeto de extensão ou social para tratar do tema da ‘pandemia Covid’. Prof Quandt prefere direcionar esforços no próprio grupo de pesquisa, gerando reflexões e conversas que gerem propostas de projeto. Prof Quandt enfatizou seu compromisso em buscar aproximar os esforços de pesquisa do grupo para gerar impacto econômico e social e sintonizada ao contexto brasileiro e mundial. Foram comentados diversos tópicos que podem ser contextualizados diante da pandemia de COVID-19, como transformação digital, o futuro do trabalho, sustentabilidade, maturidade digital e resiliência das organizações, inovação social e empreendedorismo social, e o papel do terceiro setor em cooperação com o governo e empresas.

Agenda – No sentido de criar uma agenda mais estruturada para as próximas reuniões, foi proposto que tenhamos apresentações de projetos, propostas, ou mesmo questões sobre pesquisas em andamento para discussão no grupo. A princípio, temos as seguintes sugestões: Marcelo Castilho com a sua proposta de projeto de tese; Clarissa com uma discussão sobre as implicações teórico-práticas da sua tese; Prof. Fernando Deschamps (e possivelmente o Prof. Eduardo de Freitas Rocha Loures) para apresentar pesquisas em andamento no PPGEPS e possibilidades de colaboração.

Outros Assuntos – Independentemente das reuniões do Grupo, serão agendadas videoconferências individualizadas para manter o processo de orientações em um cronograma regular, esclarecendo dúvidas e assegurando a continuidade das pesquisas.

A próxima reunião será realizada no dia 12/5, das 17h30 às 19h00.

O mesmo link da plataforma Zoom pode ser utilizado para reuniões recorrentes.

Nenhum comentário: