quinta-feira, 14 de abril de 2022

Reunião geral do Grupo - 31 de agosto de 2021

 

  1. Prof. Dr. Carlos Olavo Quandt – orientador do grupo
  2. Prof. Dr. Ubiratã Tortato – orientador do grupo
  3. Antonio Franco
  4. Clarissa Rocha
  5. Denise da Mata Medeiros
  6. Gabriel Bandeira
  7. Jonatas Santos
  8. Lia Flauzinho
  9. Marcelo Castilho
  10. Marcos Mazurek
  11. Marlon Liebel
  12. Matheus Hamerschmidt
  13. Norma Brambilla
  14. Sandra Aparecida dos Santos

Ausências justificadas: Mariana Alves, Paula Minetto

Prof. Quandt inicia a reunião lembrando a pauta, que será a apresentação de artigos em esenvolvimento pela colega Clarissa, derivados de sua Tese, e passa a palavra para o Prof. Tortato para seus comentários iniciais.

Prof. Tortato comenta sobre o Edital de Bolsas de Produtividade, que o levou a buscar propostas de pesquisa e pessoas para comporem os grupos. Os temas que estão sendo trabalhados no projeto de pesquisa são a Economia Circular e ESG (Environmental, Social and Governance). Participantes prováveis: dois pós-doutorandos, um doutorando e um mestrando. Há ainda duas vagas para mestrandos e uma para doutorandos. Há possibilidade de que outros temas sejam abordados, mas o projeto está ancorado na a Economia Circular e na ESG. Informa que o colega Matheus também deve participar deste projeto, pois está prestes a iniciar o PIBIC Master, provavelmente abordando o tema da Economia Circular. Prof. Tortato chama a atenção para a diferença deste edital. Enquanto em processos anteriores era possível que um Professor participasse de mais de um projeto de pesquisa – um como proponente e outros como colaborador – o edital atual limita esta participação a um projeto apenas, independentemente da função desempenhada. Pelo lado positivo, isso significa que haverá oportunidade de abertura para outras pessoas participarem de projetos, em especial para aquelas detentoras do título de Doutorado. Informa que a colega Denise foi contemplada com a Bolsa Marcelino Champagnat, por ser a melhor aluna da turma de formandos em Administração, parabenizando-a pela conquista. Comenta a nova rodada de PIBIC, na qual continuará com o colega Matheus que, conforme já comentado, trabalhará o tema da Economia Circulas, e receberá o aluno Vinicius, que vai trabalhar com ESG e estará presente nas próximas reuniões do Grupo de Pesquisa.

Prof. Quandt comenta as novidades do Edital informadas pelo Prof. Tortato, alertando que a alteração faz com que a Universidade precise estar atenta aos egressos (Doutores) para apresentar um bom número de projetos. Sobre o PIBIC, informa que a colega Flavia vai abordar o tema Prontidão Digital. Em razão de um artigo encontrado pela Clarissa, que abordava o tema com foco nas Escolas de Negócios, pretende ampliar o escopo deste projeto para alcançar, além das empresas, as Escolas de Negócios. Prof. Quandt comenta os estágios de suas orientações: (i) Sandra e Norma concluíram o Doutorado e estão em fase de ajustes da Tese e produção de artigos, (ii) Marcelo, Mazurek e Marlon estão na fase de qualificação da Tese – sendo que o Marcelo é o mais adiantado e já concluiu a Qualificação 2, (iii) Antonio está iniciando o Doutorado e a produção de artigos é menos provável, (iv) assim como o colega Jonatas, que está iniciando o Mestrado. Prof. Quandt comenta que em razão do número restrito de orientadores no Grupo de Pesquisa Inovação e Sustentabilidade (GPIS) – somente ele e o Prof. Tortato – e da grande demanda pelos temas relacionados com inovação, surgiu um problema: a capacidade limitada de atender os interessados. Ambos estão estudando alternativas para resolver esta situação. Por outro lado, o excesso de demanda é um bom sinal, pois demonstra que os temas deste Grupo de Pesquisa estão atraindo os alunos. Além dos colegas já mencionados, o Prof. Quandt informa que a colega Flavia está iniciando seu projeto de Iniciação Científica. Em relação àqueles que concluem seus cursos, recomenda que usem suas pesquisas para produzir artigos e construir seus currículos, pois é o momento em que se tem material atual em mãos. Por este motivo, convidou a colega Clarissa para mostrar os trabalhos que está desenvolvendo desde a conclusão de seu Doutorado, em novembro do ano passado – motivo pelo qual ela não tem conseguido acompanhar todas as reuniões do grupo.

Clarissa começa sua exposição com uma breve visão de sua Tese “Práticas colaborativas de pesquisa e desenvolvimento para a transformação digital: Um estudo multicaso entre empresas brasileiras e britânicas no contexto da indústria 4.0”. O objetivo geral desta pesquisa foi investigar como as colaborações de pesquisa e desenvolvimento entre parceiros da área de negócios e da área científica influenciam as grandes manufaturas brasileiras e britânicas que já caminham para a digitalização de suas fábricas. Seus objetivos específicos foram: (i) caracterizar os fatores gerenciais, sociais e estratégicos que facilitam a implementação e o uso de tecnologias digitais nas empresas estudadas, (ii) analisar os fatores antecedentes e implicações das colaborações com cada parceiro da área científica para inovação da manufatura digital, (iii) analisar os fatores antecedentes e implicações das colaborações com cada parceiro da área de negócios para inovação da manufatura digital, (iv) examinar as implicações de ambas colaborações, em termos de desafios conflitos e dificuldades encontradas e em termos de vantagens e benefícios obtidos e (v) comparar os achados das realidades brasileira e britânica, identificando práticas similares e discrepâncias.

A partir desta pesquisa, Clarissa apresenta nove artigos nos quais está trabalhando:

  1. A influência das práticas colaborativas de P&D na jornada da manufatura digital: insights dos casos britânicos.
  2. A influência das práticas colaborativas de P&D na jornada da manufatura digital: lições aprendidas dos as grandes manufaturas brasileiras.
  3. Avaliando os desafios da transformação digital: uma perspectiva estratégica e tática de grandes manufaturas britânicas e brasileiras.
  4. Insights de grandes fábricas brasileiras e britânicas: como as colaborações com clientes e fornecedores pode acelerar a digitalização?
  5. Fatores preparatórios para a jornada digital da manufatura: evidência de grandes empresas manufatureiras de uma perspectiva social.
  6. O transporte na era digital: evidência de grandes fábricas britânicas e brasileiras em Smart Mobility.
  7. Prontidão para transformação digital em grandes empresas manufatureiras: proposição de um modelo de prognóstico.
  8. Como as Capacidades Dinâmicas podem influenciar o processo de transformação digital: uma revisão sistemática de literatura entre 2010 e 2020.
  9. A contribuição das práticas de inovação aberta para a transformação digital: uma revisão sistemática da literatura.

Clarissa explica suas parcerias para produção destes artigos, além de seu orientador, Prof. Quandt, e dos seus coorientadores, Prof. Deschamps e Prof. Simon. Apresenta o uma visão geral de cada artigo, explicando brevemente sua relevância e seus objetivos.

Comenta que os artigos estão em estágios diferentes de desenvolvimento e que, apesar de serem derivados de sua Tese, seu desenvolvimento envolve revisitar os temas estudados, atualizar a revisão bibliográfica em conformidade com os temas tratados em cada artigo. Prof. Quandt comenta dois aspectos do trabalho que está sendo desenvolvido pela Clarissa: (i) trata-se de um grande investimento de tempo, necessário em razão do rápido envelhecimento de uma revisão bibliográfica e (ii) elogia o aproveitamento de comentários dos avaliadores de sua Banca para elaboração de artigos, em especial de um professor de Supply Chain – assunto não aprofundado na Tese em razão do tamanho que o trabalho poderia tomar – que deve ser convidado a colaborar no artigo quando estiver um pouco mais adiantado. Prof. Quandt explica que estão sendo realizadas reuniões semanais entre ele, Clarissa e Prof. Deschamps (coorientador) para acompanhamento da evolução de todos os artigos. O envolvimento do Prof. Simon dar-se-á quando os artigos estiverem mais avançados, visando otimizar a dinâmica de trabalho, considerando que ele está sediado em Londres.

Prof. Quandt comenta que dentro do tema transformação digital, ainda há muito campo a ser explorado, como a interseção entre indústria 4.0 e sustentabilidade, aproveitando a pressão que existe para mudança do modelo de negócios. Desta forma, acredita haver muitas possibilidades para produção de artigos. Elogia a Clarissa, que após o exaustivo processo de conclusão do Doutorado, focou suas energias na produção de artigos e tem demonstrado uma capacidade ímpar em fazê-lo, mesmo em temas que se afastam um pouco do tema central de sua Tese. Prof. Tortato comenta sobre um capítulo de livro sobre cidades inteligentes, produzido em parceria com a Beatriz. Ela enviou um esboço, que precisa ser revisto, mas deve sair nos próximos dias.

Prof. Tortato questiona se algo da pesquisa da Clarissa poderia ser aproveitado para este livro, especialmente a parte de mobilidade. Clarissa esclarece que haverá necessidade de adaptar o referencial teórico, pois ela não relacionou a mobilidade inteligente vinculada aa Smart Cities, outrossim, com o usuário do transporte. O título do livro é Handbook on Innovation, Society and the Environment e a Beatriz aguardará o envio de textos – de cinco a seis mil palavras - até o dia quinze de setembro. Prof. Quandt comenta sobre o 10º ECOINOVAR (https://ecoinovar.com.br/10/areas-tematicas/), caso alguém tenha interesse em submeter algum artigo, o prazo foi prorrogado para 22 de setembro.

Por fim, Prof. Quandt e Prof. Tortato definem a data da próxima reunião geral, para 23 de novembro, na qual se propõe realizar um balanço das atividades do semestre.

Próxima reunião geral: 23/11/2021. Balanço das atividades do semestre.

Próxima reunião dos orientandos do Prof. Quandt: a ser definida.

Nenhum comentário: