quinta-feira, 14 de abril de 2022

Reunião do Grupo - 9 de novembro de 2021

 Presentes:

  1. Prof. Dr. Carlos Olavo Quandt – orientador do grupo
  2. Antonio Franco
  3. Jonatas Santos
  4. Lia Flauzino
  5. Mariana Alves
  6. Marcos Mazurek
  7. Marlon Liebel
  8. Matheus Hamerschmidt
  9. Norma Brambilla

Ausência justificada: Gabriel Bandeira

Prof. Quandt inicia a reunião pergunta sobre as atividades desenvolvidas pelos alunos. Antonio informa que aguarda autorização no sistema para cursar a disciplina de Seminário de Implementação e Controle Estratégico, ministrada pelo Prof. Jansen Maia Del Corso. Prof. Quandt informa que não tinha conhecimento desta disciplina, pois não constava no planejamento inicial do PPAD para o 3º trimestre. Marlon comenta que trata-se de uma parte da disciplina de Planejamento Estratégico, dentro da estratégia do PPAD de oferecer disciplinas de mais curtas – três encontros e um crédito.

Norma informa que haverá concurso para Professor de Administração na UTFPR, vaga para o campus Pato Branco. Comenta que havia pensado na Clarissa, e que tão logo tenha o Edital compartilhará com o Grupo de Pesquisa.

Prof. Quandt informa que o processo de qualificação do Marlon já teve questionamentos apresentados pelo Prof. Tortato. Pergunta se a Profª Alexandra entrou em contato, ao que Marlon informa que não, mas ainda está dentro do prazo de quatro semanas. Prof. Quandt ressalta que o processo de qualificação deve ser concluído em dezembro, aconselhando que já trabalhe no texto do projeto antes de receber todos os comentários.

Norma informa que enviou uma cópia impressa para a Biblioteca da PUC, e está providenciando junto à gráfica as cópias do PPAD e do Orientador. Desta forma, o protocolo de emissão do Diploma já foi iniciado. Informa ainda que ingressou com as informações necessárias para obter a progressão na carreira de professora da UTFPR após a conclusão do Doutorado.

Prof. Quandt pergunta sobre a Sandra, pois ela ainda não enviou o texto corrigido da Tese, fase final para conclusão do curso. Norma informa que explicou os procedimentos para a Sandra, que está trabalhando nisso. Prof. Quandt comenta que recebeu o artigo, mas a Tese ainda está pendente. Norma explica que a Sandra esteve trabalhando em Minas Gerais por três semanas, o que pode ter atraso o envio da Tese.

Lia informa que não participou da reunião anterior porque estava doente, e focou apenas nas aulas. Comenta que está fazendo duas disciplinas – uma delas híbrida, não gostou do formato.  Prof. Quandt explica que prefere que a modalidade seja definida, presencial ou remoto, e que o modelo híbrido não é bom nem para os alunos nem para os professores. Lia informa que com estas duas disciplinas encerra os créditos e que está tendo aula com o Prof. Jorge Biff Netto, do programa de educação continuada da PCUPR, e tem algumas ideias para contribuir com a dissertação dela.

Jonatas informa que concluiu a disciplina de Experimentos com a Profª Angela e, com isto, fechou os créditos necessários. Antonio informa que já fechou os créditos, mas que está cursando algumas disciplinas extras, com o Prof. Tortato, com o Prof. Victor Meyer e iniciará a disciplina do Prof. Jansen na próxima semana, encerrando esta fase do Doutorado. Após a conclusão das atividades das disciplinas pretende se voltar ao desenvolvimento da Tese.

Prof. Quandt informa que decidiu não apresentar projeto à Fundação Araucária, conforme mencionado na reunião anterior, e que se juntará ao Prof. Tortato em seu projeto sobre economia circular. Isso deve facilitar a integração dos esforços do Grupo de Pesquisa.

Matheus comenta que está aguardando o Edital do PIBIC Master, que tratará de economia circular, e ficou feliz com a possibilidade de maior integração dos trabalhos dos dois professores orientadores do Grupo de Pesquisa. Prof. Quandt explica que há demanda dos alunos pelo tema economia circular, sendo uma decisão lógica juntar os esforços dele e do Prof. Tortato, abrindo possibilidade de novas parcerias no exterior para pesquisar o assunto. Outra possibilidade é oferecer uma disciplina de economia circular no formato de seminários. Matheus comenta que submeteu, com o Prof. Tortato, um artigo para um evento de engenharia elétrica que será realizado na Coreia do Sul. Prof. Quandt se mostra animado com a concretização deste trabalho conjunto.

Prof. Quandt comenta sobre o andamento dos artigos que está trabalhando com a colega Clarissa e com o Prof. Deschamps. Em outra empreitada conjunta com o Prof. Tortato, informa que estão concluindo um capítulo para um livro. No campo do ensino, lembra que, além da disciplina para a graduação, está ministrando Innovation and Knowledge Management para o PPAD. Lembra que devemos estar atentos aos eventos do primeiro semestre de 2022. Marlon questiona a situação para viagens para congressos, em função da quarta onda na Europa e Estados Unidos, bem como as restrições para brasileiros. Prof. Quandt informa que já há algumas liberações de viagem para brasileiros vacinados, mas alguns eventos estão aguardando a evolução dos acontecimentos para definir datas e formatos. Comenta sobre um campus compartilhado com outras universidades em Florença, que deve receber alunos a partir de julho do próximo ano. Matheus comenta que a PUCPR atrasou o edital do PIBIC Master para fevereiro, aguardando novidades sobre a pandemia e evitando tomar decisões precipitadas sobre a mobilidade de seus alunos. Questiona sobre as aulas do PPAD para o próximo ano, se a modalidade virtual será mantida ou retornaremos à modalidade presencial. Prof. Quandt comenta que o assunto mobilidade ainda não foi discutido no PPAD e no PPGCOOP, e que a decisão deve ser postergada até janeiro para que haja uma melhor compreensão do cenário para 2022 em relação ao controle da pandemia. Em relação às aulas comenta que no PPGCOOP a utilização da modalidade virtual facilita a participação dos alunos, pois muitos são do interior do estado, no PPAD, na disciplina de Innovation and Knowledge Management há alunos de outros estados. Acredita que, por se tratar de alunos de Mestrado e Doutorado, muitas vezes já colocados no mercado de trabalho, a manutenção da modalidade remota facilitaria a consecução de seus estudos sem prejuízo do conteúdo. Uma alternativa a ser considerada é o oferecimento de uma modalidade semipresencial, na qual os alunos escolheriam se desejam ter aulas presenciais ou remotas, não havendo coincidência de horários, ou seja, afastando a modalidade híbrida.

Marlon questiona como a alteração de modalidade pode afetar a avaliação do curso na CAPES. Prof. Quandt comenta que a CAPES está com problemas internos, não tendo sido discutido o assunto. Contudo, considerando que já há cursos de Mestrado e Doutorado na modalidade semipresencial, não deve haver problemas com a avaliação. Será necessário definir as regras que universidades e alunos terão de seguir, como periodicidade de encontros presenciais. Marlon pergunta se houve novidades na reunião do Colegiado. Prof. Quandt informa que, em razão da quantidade de alunos atrasados para defender suas dissertações e teses, o Colegiado decidiu pela prorrogação do prazo para todos, sem analisar os casos individualmente. Cada Orientador terá reunião com seu orientando e a Profª Angela. Também foi definido que os Professores Orientadores apresentarão relatórios periódicos dos trabalhos de seus orientandos, o que facilitará o preenchimento de dados na Plataforma Sucupira, utilizada para avaliação do programa. A decisão de prorrogação de prazo alcança nosso colega Marcelo, que terá um tempo mais adequado para concluir sua Tese, devendo defendê-la em março.

Mazurek informa que passou pela Qualificação II e está focado na conclusão do questionário do pré-teste, para começar a coleta de dados no período de recesso da PUCPR. Tem a perspectiva de uma publicação para abril de 2022 para a ANPAD.

Prof. Quandt encerra a reunião, lembrando a todos que a próxima reunião será em 23/11, sendo a Reunião Geral do Grupo de Pesquisa de encerramento das atividades de 2021.

Próxima reunião: 23/11, das 17h30 às 18h30. Será a Reunião Geral do Grupo de Pesquisa, com uma análise dos trabalhos do segundo semestre e perspectivas para 2022.

Nenhum comentário: