quinta-feira, 14 de abril de 2022

Reunião do Grupo - 5 de outubro de 2021

 Presentes:

  1. Prof. Dr. Carlos Olavo Quandt – orientador do grupo
  2. Antonio Franco
  3. Lia Flauzinho
  4. Marcelo Castilho
  5. Marcos Mazurek
  6. Marlon Liebel
  7. Matheus Hamerschmidt
  8. Norma Brambilla

Ausência justificada: Sandra Santos

Prof. Quandt inicia a reunião informando que o colega Marcos Mazurek realizará a defesa de seu projeto de Tese, com a Banca de Qualificação marcada para o dia sete de outubro, às 10h00. O colega Marlon concluiu o texto para envio para a Qualificação 1, devendo em breve dar sequência ao seu processo de qualificação. Prof. Quandt sugere que Marlon prepare uma apresentação para o grupo de pesquisa, considerando que o todos poderão acompanhar a apresentação do Mazurek em sua defesa de qualificação.

Em uma comparação entre os processos de qualificação da UFPR e da PUCPR, Prof. Quandt comenta que esteve em uma banca na qual o projeto tinha perto de trezentas páginas, com uma revisão bibliográfica bastante extensa. Acredita que o formato adotado pela PUCPR é melhor, pois, em caso de haver problemas ou necessidade de muitos ajustes o esforço necessário para corrigir os pontos levantados pode inviabilizar a continuidade do projeto de pesquisa. Informa que nesta banca retomou o contato com a Profª Taiane Coelho, ex-aluna da PUCPR, e convidou-a para participar das reuniões de nosso Grupo de Pesquisa.

Em relação à pesquisa da colega Lia, Prof. Quandt comenta estudo que o consumidor chinês utiliza todas os canais (loja física, on-line, apps) demonstrando tendências que podem ser adotadas em outros lugares. Oportunamente compartilhará o material. Questiona Marlon se, após analisar o TAM – Technology Acceptance Model –teve contato com a TRI – Technology Readiness Indexframework parecida com o TAM, mais voltada para o indivíduo, como consumidor. Também tem material, obtido diretamente com o autor, que compartilhará posteriormente. Julga que a TRI é interessante, pois é usada em gestão de mudanças organizacionais para analisar como os funcionários aceitam as mudanças. Existe também a TRAM – uma fusão de ambas metodologias. O tema é de interesse do grupo, pois prontidão digital está sendo estudada pela Flavia, em seu PIBIC, e pelo Mazurek em sua Tese. Prof. Quandt ressalta que não apenas a prontidão tecnológica merece atenção, bem como a prontidão para mudança – medição do quanto os funcionários estão prontos para aceitar mudanças organizacionais.

Em relação aos trabalhos produzidos pela Clarissa, Prof. Quandt informa que tiveram uma surpresa em relação a um artigo submetido em 2019 – além da Clarissa e dele próprio, são coautores o Prof. Fernando Deschamps e o Prof. Simon, coorientador dela na Inglaterra. Após diversas cobranças, com a revista informando que o artigo estava em revisão, houve resposta que a avaliação fora concluída e que o material precisa de algumas correções. Será uma importante publicação, pois trata-se de uma revista A1/Q1, destacando que este tipo de trabalho é relevante para que a Clarissa possa disputar posições interessantes na Academia, pois publicações podem ser a diferença em um processo seletivo. Norma comenta que será aberto edital para contratação para professores nesta área na UTFPR, e que o perfil da Clarissa seria perfeito para a vaga. Prof. Quandt ressalta a diminuição das oportunidades de concurso, pois houve alteração de comportamento, com os professores se aposentando mais tarde – antigamente havia casos de professores pedindo aposentadoria aos 50 anos de idade, principalmente nas universidades públicas. Marlon comenta que, embora não esteja vinculado aos interesses do grupo de pesquisa, possivelmente haverá concurso para Auditor Fiscal da Receita Estadual do Paraná em 2022.

Por fim, foi definido que a próxima reunião do grupo será realizada no dia 26/10, havendo calendário para outra reunião em 9/11, fechando o ano com a Reunião Geral no dia 23/11.

Próxima reunião: 26/10, das 17h30 às 18h30.

Nenhum comentário: