terça-feira, 21 de setembro de 2010

25a Reunião - Elói Yamaoka

Elói Yamaoka

              O convidado da reunião de hoje, Elói Yamaoka, é doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC e tem mestrado em Ciência da Informação pela UNB. Suas áreas de interesse e pesquisa são as de metadados e preservação digital. O seu interesse em metadados e taxonomia decorreu de sua dúvida em classificar a informação ao realizar um projeto na organização em que trabalha. Em contato com o Arquivo Nacional, percebeu a importância da preservação digital para a Gestão do Conhecimento.
              Eloi citou vários órgãos de peso que têm projetos de preservação digital, tais como a UNESCO, o Arquivo Nacional do Reino Unido e da Austrália. No Projeto InterPARES, do qual participa, o intuito é desenvolver o conhecimento teórico-metodológico essencial para a preservação de documentos,  a fim de garantir a confiabilidade e autenticidade dos mesmos.
              O palestrante explicou as diferenças entre documento tradicional e documento digital. Para alguns é somente a maneira de apresentação, de mídia., porém várias coisas mudam conceitualmente. Confunde-se mídia e conteúdo. Mudou a tecnologia, mas não o modelo mental de processos. Modelos que nascem digitais são diferentes dos digitalizados, que são “representantes digitais” do documento original.
              Ao enfatizar que a digitalização ajuda na conservação da humanidade e na preservação da memória, Eloi informou que o manuscrito do Mar Morto foi microfilmado há alguns anos e recentemente foi digitalizado e será disponibilizado para pesquisadores em forma digital na internet.
Prof Alex questionou sobre a deterioração da mídia digital, que é muito mais rápida do que dos documentos. Elói informou que é recomendado que se faça cópia digital de 3 em 3 anos.
              Em seguida, foram apresentadas as características e diferenças de documento virtual, documento eletrônico, documento digital e documento dinâmico, bem como suas limitações. Dentre as características, o destaque foi para o encapsulamento. O modelo ODF é um tipo de encapsulamento, pois engloba conteúdo, metadados e formatação. Já o PDF, que também utiliza encapsulamento, é um padrão ISO 32000-1:2008.
              Finalizando, foi exposto que a preservação de documentos digitais equivale à preservação do conhecimento armazenado em objetos digitais. O prof. Quandt questionou sobre a Gestão do Conhecimento dos documentos preservados sem contexto. Não há Gestão do Conhecimento sem saber o contexto, enfatizou.

Preservação Digital e Gestão do Conhecimento
- Eloi – SERPRO
- Doutorando UFSC Eng e Gestão do Conhecimento – EGC
- Mestrado em Ciência da Informação UNB
Analista Serpro – Curitiba
Pesquisador do TEAM Brasil – Projeto InterPARES – International Research on Permanent Authentic Records (UBC/Canadá)
Atuou no desenvolvimento de padrões de interoperabilidade do governo eletrônico, como o e-PMG – padrão de metadados e o VCGE – vocabulário controlado do governo eletrônico.

Estudou taxonomia e metadados em seu mestrado pois, em um projeto do Serpro, não soube como classificar a informação. Construiu uma taxonomia para guiar a contrução dos portais.

Web semântica tem uma camada para descrever a próxima geração

Com o arquivo nacional, percebeu a importância da preservação digital para a gestão do conhecimento.

Vários órgãos de peso têm projetos de preservação digital, tais como a UNESCO, o arquivo nacional do UK e da Austrália.

Projeto InterPARES:
Desenvolver o conhecimento teórico-metodológico essencial para a preservação de documentos (confiabilidade e autenticidade).

Documento tradicional X documento digital:
para alguns é somente a maneira de apresentação, de mídia. Várias coisas mudam conceitualmente. Confunde-se mídia e conteúdo. Mudou a tecnologia, mas não o modelo mental de processos. Modelos que nascem digitais e que são “representantes digitais” do documento original.
A digitalização ajuda na conservação da humanidade. O manuscrito do Mar Morto foi microfilmado e hoje foi digitalizado e será disponibilizado para pesquisadores em forma digital.
Digitalização ajuda na preservação da memória.

O bisavô da profa. Maria Alexandra era um escritor de teatro muito famoso do modernismo de Portugal. Encontraram uma cópia digitalizada nos USA de uma das peças dele, em excelente qualidade.

Prof. Alex questionou sobre a deterioração da mídia digital, que é muito mais rápida do que dos documentos. Elói informou que é recomendado que se faça cópia digital de 3 em 3 anos.

Documento virtual = documento eletrônico = documento digital = documento dinâmico.

Documento dinâmico: não existem no estado persistente
Crescimento dos doc dinâmicos: web 2.0 (google docs)
doc hub: vídeo, mapa, parte de outro recurso, mecanismo de busca
Comprometer a persistência do doc hub? : encurtadores de URL, aspectos legais
Bibliotecas digitais estão utilizando migração (?)

Encapsulamento:
ODF → Austrália está utilizando: é um tipo de encapsulamento:conteúdo+metadados+formatação
PDF → padrão ISO 32000-1:2008, utiliza encapsulamento.

Preservação de documentos digitais = preservação do conhecimento armazenado em objetos digitais.


Gestão do conhecimento: documentos preservados sem contexto (questão do prof. Quandt)
Não há gestão do conhecimento sem saber o contexto.

Professores e alunos atentos na apresentação do Elói.
Acesse a apresentação do Eloi clicando aqui.


Presentes na reunião:






Profa. Maria Alexandra
Prof. Alex Ferraresi

Prof. Carlos Quandt
Angela
Ana Carolina
Ana Paula
Beatriz (justificada)
Diego
Iris
Mariana (justificada)


Anotação da reunião por Íris.
Fotos por Diego.

Nenhum comentário: