quarta-feira, 17 de março de 2010

4a Reunião do Grupo em 2010 - Professora Maria Alexandra

Professor Quandt abriu a reunião chamando à atenção dos presentes ao nosso calendário 2010 e apresentando os novos membros do grupo: Ana Paula, Alais e  Nelson.

Na sequência, a professora Maria Alexandra inicia sua explanação dizendo como a tecnologia da web pode ser usada pelas empresas em práticas de Gestão do Conhecimento.
Complementando que este projeto está na fase embrionária.

Segue pontuando que:
- que esta proposta partem de duas questões:
1) Que está trabalhando com GC 2.0?
2) Tecnologias da Web podem ser usadas para alavancar GC nas empresas?
- utilizou-se da palestra do Professor Quandt para organizar esta reflexão.

O que é Web 2.0? Ferramentas digitais colaborativas nas quais os usuários são consumidores de informação, mas também produtores, editores, validadores e organizadores.

Explicou as características da Web 2.o, como sendo: a web como plataforma, inteligência coletiva, gestão de dados, fim do software release, simplicidade em padrões.

O que Gestão do Conhecimento? Destancando que alguns se opõem à sugestão implícita na utilização do termo "gestão do conhecimento". Que o conhecimento pode ser assim gerenciado.

Destacou as etapas da pesquisa:
1) Criação  - Quem está usando 2.0 no processo de produção de conhecimento. Exemplificando: meufiat, mystarbaks, natura, governo norte-americano
Quandt citou o exemplo do Governo do Estado de São Paulo e da Irlanda - sob a forma de um concurso para ideias políticas ou governamentais.
2) Identificação - processo que pode incluir - mapeamento do capital intelectual, elaboração de diretórios, etc. Exemplos: meufiat, innocentive.
3) Captura e codificação. Ex. Blog esfera do Banco Bilbao (110 mil funcionários), sites com fóruns de como fazer "coisas"
4) Seleção e validação -  Governo Norte Americano, Number10 do Governo inglês
5) Organização, armazenagem e manutenção

Os slides desta palestra estão postados neste blog.

Professor Quandt pontuou que o problema não está em coletar - há muitas ferramentas de coleta - mas sim a sua validação. Há processos de validação coletiva, mas isto pode não ser uma realidade nas organizações.

Professora Alexandra exemplificou o site www.teia.mg.gov.br para os que querem trabalhar com ferramentas livres na web, inclusive de forma remunerada.

Professor Quandt compartilhou a ideia do uso de video e sua postagem no youtube. E que a tentativa de gerenciar isso por ter consequencia negativa, como no caso do HSBC - gerou uma revolta por não remunerar os proprietários das imagens utilizadas em campanhas mundiais do banco.

Presentes:
Professor Denis (ausência justificada)
Professor Duclós
Professor Maria Alexandra
Professor Quandt
Ana Paula
Bia
Diego
June
Lais
Luiz Cláudio
Nelson
Malu
Nelson
Vitoria

Nenhum comentário: