sábado, 13 de março de 2010

3a Reunião do Grupo em 2010 - Professor Duclós

Professor Quandt abriu a reunião falando do encaminhamento do processo de confecção do site  do nosso Grupo de Pesquisa, que o pedido formal foi encaminhado à PUC e está sendo acompanhado por ele e pelo Cícero.

Falou da importância da discussão no grupo sobre publicações, especialmente quando da aquisição de recursos para pesquisa. Será feito um levantamento prévio de material publicável, o qual será estruturado e apresentado ao grupo.

Alais (aluna de SPJ) poderá trabalhar no projeto de pesquisa, o qual substituirá a Annya.
Professor Duclós também poderá indicar alguns nomes de alunos.

Em seguida,  o professor Duclós iniciou sua palestra:
Professor Duclós
- Pontuando que existia uma lacuna de como a informação é cuidada na organização, e este foi a motivação  para a confecção do livro "Cliclo Estratégico da Informação: como colocar a TI no seu devido lugar".
- Esclarecendo que não criaram nada de novo sobre o cliclo estratégico da informação, criou-se um framework. Destancando o BSC (Balance Score Card) e o  busisses case -  uma estrutura para materializar propostas internas na organização.
- Defendendo que os gestores precisam documentar  as ideias, as  inicitivas pessoais. Não sendo possível cuidar de tudo, faz-se necessário identificar os processos críticos, documentá-los  e ao final, extratificar e trabalhar no que for realmente importante para a organização.
- Ponderando que a contribuição não é a mudança no ciclo, e sim a junção e o incentivo em todos os níveis  de gestão, propondo que seja feita a documentação  de problemas e soluções baseada na metodologia apresentada neste livro,  estrumentação que serve a qualquer  nível hierárquico.

O profesor Duclós, pontuou, ainda, que o título "Como colocar a TI no seu devido lugar" é uma provocação, querendo dizer que a TI é apenas uma parte do problema da organização.

Esclarecendo também que esta publicação foi centrada no curso de especialização e também parte do livro é utilizada na graduação, assim como no Mestrado.

Ao final, o professor Duclós, propôs um desafio ao grupo, expondo os assuntos exemplificados abaixo, os quais estão "descobertos", que necessitam  ser estudados, pesquisados:
- Planejamento estratégico (Gerson)
- BSC (Thiago)
- Modelagem do processo (Renê)
- Análise rerenciais  (Elenilton)
- Gestão de transações (Garcia + Water)
- Gestão de processos de negócios (Ravanelo)

O professor também noticiou, que o livro deverá ser traduzido para o inglês, ser lançado no Amazon e em formato digital (e-book).

Discutiu-se a possibilidade de realizarmos mais encontros com este tema com as demais universidades parceiras, como a Federal e o Cefet.

A sinopse do livro poder ser encontrado na Editora Champagnat
Presentes na reunião:
Professor Denis
Professor Duclós
Professor Quandt
Bia
Diego
Luiz Cláudio.

Nenhum comentário: