segunda-feira, 3 de maio de 2021

Reunião do Grupo - 6 de abril de 2021

 Presentes:

  1. Prof. Carlos Quandt – orientador do grupo
  2. Prof. Ubiratã Tortato – orientador do grupo
  3. Alanis Smaha
  4. Andreia Pasqualini Blass
  5. Antonio Franco
  6. Daniel Ferreira Santos
  7. Davi Sauer
  8. Denise da Mata Medeiros
  9. Fernanda Frankenberger
  10. Janaína Pasqual Lofhagen
  11. Jerson Kitzberger
  12. José Luiz Esteves
  13. Lia Flauzinho
  14. Manoela Caron
  15. Marcelo Castilho
  16. Marco Antônio Murara
  17. Marcos Mazurek
  18. Mariana Alves
  19. Marlon Liebel
  20. Matheus Hamerschmidt
  21. Norma Brambilla
  22. Paula Minetto
  23. Ricardo Batista
  24. Sandra Aparecida dos Santos

Ausências justificadas: Beatriz e Clarissa

Prof. Tortato inicia a reunião informando que os alunos do Grupo de Pesquisa de Sustentabilidade terão uma palestra com o Prof. Paulo Cruz, que é o representante do Sistema B no estado do Paraná. Ele ministrará uma palestra sobre o sistema B das 13h30 às 15h30 (https://us.bbcollab.com/guest/3e9a30f400b048338beaa4d99a17d9cc) para alunos da disciplina Sustainability and Business. A apresentação será em inglês. O Prof. Tortato sugere que aqueles que não conhecem o sistema B acompanhem a palestra, pois vê muita sinergia entre a proposta deles e as atividades do Grupo de Pesquisa.

A próxima reunião do grupo de pesquisa em Sustentabilidade será realizada no dia 14/4, quarta-feira, das 17h30 às 19h00. Nesta oportunidade o Prof. José Esteves, a convite do Prof. Tortato, falará sobre ESG (https://us.bbcollab.com/guest/d07542f3e8cc4b9c8e22c6fb883). A participação é recomendada a todos os interessados no tema. Para os demais, trata-se de uma oportunidade de conhecer um tema que está cada vez mais presente no dia-a-dia das organizações.

Prof. Quandt comenta que a palestra do Prof. Paulo Cruz será realizada no horário de aula, o que pode dificultar a junção das duas partes do Grupo de Pesquisa.

Prof. Tortato informa que haverá uma palestra em maio com o Assessor de Ralações Internacionais da Prefeitura Municipal de Curitiba, que falará sobre ações de sustentabilidade do município. Informa ainda realização de evento de 11 a 14 julho sobre PLM (gestão do ciclo de vida do produto). O 18th International Conference on Product Lifecycle Management (https://www.plm-conference.org/en/) será realizado de forma virtual pela PUCPR, do qual ele é o Coordenador local. A submissão de papers está aberta até 30 de abril. Informa que durante o evento haverá palestra do Prof. Rodrigo Lozano sobre técnicas para publicação de artigos de alto impacto. Há também uma palestra deste professor disponível online (https://www.youtube.com/watch?v=m_lKi_fE6OY).

Prof. Tortato comenta que está organizando, juntamente com a Fernanda, um evento que tem o nome provisório de Simpósio Latino-americano de Sustentabilidade, previsto para ocorrer em agosto/2022. Caso seja possível, será realizado presencialmente. Estão em contato com instituições internacionais para copatrocinar o evento. Os principais patrocinadores são a PUCPR e a Universidade de Ciências Aplicadas de Hamburgo (HAW Hamburg, https://www.haw-hamburg.de/). A Universidad Pontificia Bolivariana já se apresentou para pagar as despesas de um Key Note Speaker. A Università degli Studi di Ferrara  foi contatada e deve enviar três palestrantes para falar sobre circular cities. A Universidad de Tolima deve enviar o Prof. Carlos para participar do evento, com custos pagos por sua instituição. O Prof. Rodrigo Lozano (Suécia) e o Prof. Walter Leal (Alemanha) também devem participar. Ainda há a tentativa de trazer outros dois participantes, motivo pelo qual a busca por copatrocinadores continua. Conta também com a colaboração dos membros do Grupo de Pesquisa para desempenhar todas as tarefas que a organização de um evento deste porte demanda.

Por fim, o Prof. Tortato informa a defesa do Doutorado de Daniel Ferreira Santos, que teve uma banca tranquila, ao contrário do que já foi visto em outras oportunidades. Informa ainda que tem a expectativa de mais defesas de Tese e de Dissertação ao longo deste ano.

A partir deste momento, começam as apresentações dos participantes do Grupo de Pesquisa, iniciando pelos Orientandos do Prof. Tortato.

Janaína se apresenta, está fazendo pós-doutorado na PUCPR em Administração, voltando a sua formação inicial, depois de fazer Mestrado, Doutorado e um pós-doutorado em Gestão Urbana. Sua pesquisa será em tomada de decisão com foco em energias renováveis.

Andreia se apresenta, é Doutora em Engenharia de Produção, no qual desenvolveu um framework para o melhoramento do desempenho ambiental de hospitais de pequeno e médio porte. Posteriormente, foi convidada pelo Prof. Tortato para fazer pós-doutorado em Administração na PUCPR, já concluído. Está realizando uma revisão sistemática aprofundada para inclusão do planejamento estratégico em seu framework. Os trabalhos foram muito afetados pela pandemia, e ela espera em breve poder voltar a realizar as visitas para conclusão da pesquisa.

José Esteves é Doutor em Administração de Empresas pela Concordia University, fazendo pós-doutorado na PUCPR. Atua como gestor na hélice quíntupla (antiga hélice tripla), com passagens nas áreas de economia, terceiro setor e administração pública. Esteve à frente de uma associação de cidades de Toronto, Canadá. Nos últimos dez anos, ele tem se dedicado aos temas de inovação, empreendedorismo e sustentabilidade. Comenta sobre os fundamentos da ESG, com os primeiros passos dados na Conferência de Estocolmo (1972), com temas ainda voltados à ecologia até os desafios atuais que o framework ESG apresenta às empresas, que deve levar a uma nova visão de organização.

Fernanda é doutoranda, está estudando universidades sustentáveis, inovação dentro da universidade, independentemente da área de atuação ou do caminho seguido pela organização. Informa que já colaborou com o Prof. Tortato na organização de dois eventos, um presencial em 2019 e outro virtual no início da pandemia. A expectativa é de que o próximo evento, o Simpósio Latino-americano de Sustentabilidade, seja presencial.

Daniel Santos informa que defendeu sua tese na semana passada, e comenta que a banca foi generosa e tranquila. Agradece ao Marcos Mazurek por sua ajuda na obtenção dos dados. A tese trata sobre o alinhamento estratégico em uma cooperativa de saúde médica. Foi verificado se existia alinhamento estratégico entre o corpo diretor e os gestores. O instrumento de coleta de dados foi um questionário elaborado pelo Prof. Damião em 2011 no estudo do alinhamento estratégico em organizações, utilizando as alavancas de controle de Simons (1995). Os resultados apontaram que o alinhamento de fato existe. Comenta que a semana que precede a defesa é muito tensa, e se coloca à disposição para auxiliar na coleta de dados de outros colegas.

Marco Murara é doutorando, do curso ministrado pela PUCPR em Joinville. É Mestre em Administração pela PUCPR, e já escreveu alguns artigos em parceria com o Prof. Tortato. Ele e o Jerson, também de Joinville, buscam temas complementares para que possam aproveitar a proximidade e melhorar a produtividade dos estudos.

Jerson Kitzberger é doutorando, pretende estudar o framework ESG aplicado à indústria 4.0. Defende que a sustentabilidade é analisada, sobretudo, sob a ótica econômica, e o viés social pode ser deixado de lado. Espera que a pesquisa venha a esclarecer este ponto, destacando que ainda que está em estágio de delineamento da pesquisa.

Manoela é mestranda, e pesquisa é sobre inovação como fonte de vantagem competitiva em uma cooperativa paranaense. Informa que houve atraso na coleta de dados em razão da pandemia, mas deve defender sua Dissertação até junho.

Ricardo está iniciando o Mestrado, trabalha na Bosch e pretende estudar o gerenciamento de atividades de engenharia, mais especificamente a adoção da metodologia ágil. Trata-se de uma necessidade prática, voltada a um problema real de sua empresa.

Alanis teve problemas de conexão e não pode se apresentar.

Denise cursa Administração e está participando do PIBIC com o tema de pesquisa Indústria 4.0 e seus impactos no desenvolvimento sustentável – levantamento teórico.

Matheus é aluno de graduação, e está realizando o levantamento teórico sobre a inserção de tecnologias em cooperativas – na mesma linha de pesquisa da Manoela – e trabalha também com inovação e posicionamento estratégico e suas interrelações. se coloca à disposição para auxiliar nas pesquisas do grupo.

Passa-se então aos orientandos do Prof. Quandt.

Marcelo Castilho é doutorando da turma de 2017, está envolvido com pesquisa em inovação e colaboração. Seu estudo é sobre ecossistemas, questionando a rivalidade competitiva existente nestes sistemas pela exploração dos conceitos de colaboração e competição. Está em fase de qualificação do Projeto de Tese.

Mazurek é doutorando, e sua tese aborda a influência da maturidade digital na inovatividade e nos resultados organizacionais. O estudo será realizado em uma rede de cooperativas médicas. Apresenta os pressupostos de sua tese e os caminhos que pretende abordar, ressaltando que: (i) nenhuma organização está imune à transformação digital e (ii) nem todas as organizações que avançam em maturidade digital apresentam resultados.

Marlon Liebel é doutorando, também em fase de qualificação do projeto de tese. Seu estudo aborda a inovação no setor público, mais especificamente em administrações tributárias subnacionais e locais, abordando o assunto pelo framework da TOE – Technology Organization Environment, buscando a identificação dos antecedentes da inovação e a análise das relações entre a inovação e o atingimento de objetivos estratégicos nas organizações estudadas.

Sandra é doutoranda, trabalhando o tema das práticas deliberadas da gestão do conhecimento e suas influências nos resultados da inovação em cooperativas de crédito. Explica que atuou como colaboradora neste ramo por 18 anos. Atualmente é proprietária de uma empresa que oferece treinamento a cooperativas não apenas de crédito, atuando também como consultora para tais organizações.

Norma é doutoranda, trabalhando com empreendedorismo social e inovação social. Comenta as dificuldades advindas da pandemia, mas que está na preparação para a defesa da tese nos próximos dias. É professora da UTFPR em Pato Branco, atuando nas disciplinas da instituição que envolvem empreendedorismo, inovação e administração.

Antonio é doutorando, possui graduação em Administração e em Engenharia Mecânica, e é egresso do Mestrado em Engenharia da Produção da UTFPR, tendo estudado energias renováveis para uma indústria automobilística, nas unidades da América do Sul. O tema de sua tese ainda não está definido, mas já está em contato com o Prof. Quandt para identificar e iniciar suas pesquisas.

Prof. Quandt comenta sobre a Clarissa, que concluiu recentemente o Doutorado, e não pode estar presente, pois está trabalhado intensamente na produção de artigos. Seu tema da tese foi inovação e colaboração em P&D na indústria 4.0, a pesquisa foi elaborada com empresas do Brasil e do Reino Unido.

Lia Flauzino é mestranda, iniciará suas aulas nesta semana. É graduada em Relações Públicas, da área de Comunicação. Comenta que é uma área que tem vínculos com a Administração. Ainda não tem um tema definido, está analisando as possibilidades com o Prof. Quandt.

Prof. Quandt explica que deixou para o final as apresentações da Mariana e da Paula, que, neste momento não estão vinculadas à PUCPR como discentes.

Mariana é egressa do Mestrado do PPAD, tendo realizado sua pesquisa em inovação, cultura organizacional e gestão do conhecimento. Coloca-se à disposição para parcerias nestes assuntos para produção de artigos.

Paula Minetto trabalha na área de impacto social, após 21 anos de trabalho em multinacional de grande porte na área de marketing. Há cinco anos trabalha com aceleração de projetos sociais na área de sustentabilidade e inovação social. Pretende retornar à academia, pois já havia iniciado o Mestrado, era orientanda do Prof. Tortato, mas precisou interromper o curso por motivos profissionais. Seu objetivo é levar o social ao empreendedorismo e empreendedorismo ao social.

Prof. Quandt lembra a realização do webinar internacional Opening the black box of innovation capabilities (http://nitec.co/nitec-international-webinar/),  promovido pelo NITEC – Núcleo de Estudos em Inovação, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Administração – PPGA – da UFRGS. O evento ocorrerá nos dias 13 e 14 de abril e contará com palestrantes renomados em suas áreas.

Paralelamente às apresentações os colegas partilharam, via chat, informações sobre eventos e sobre área de atuação

Antônio comentou a realização do I Concurso de Ideia de Economia Circular "from linear to circular ideas" (https://gtecrcs.wixsite.com/circularideas) promovido pela da Rede Campus Sustentável de Portugal.

Fernanda destaca evento sobre inovação que acontecerá em São Paulo, o XIX Triple Helix Conference Innovation for a Sustainable World (https://thc.scibizconference.com/#slider), que se encontra com chamada de artigos aberta.

José Estevez informa que atua intensamente com inovação, explica que recentemente fundou uma venture o Exponentia InnovaHUB (https://www.linkedin.com/company/exponentia-innovahub-brasil), empresa apoiada numa proposta de workplaces vocacionados para o ecossistema de inovação. Está em busca da aceleração para apoiar não apenas os próprios coworkings com os impactos da pandemia, mas também os pequenos negócios de seu entorno.

Próxima reunião: 8/6/2021. Atualização do calendário de eventos pela colega Mariana Alves e outros assuntos a serem definidos pelos Professores Orientadores do Grupo de Pesquisa.

Nenhum comentário: