Reunião do Grupo de Pesquisa - 25/8
Presentes:
- Prof. Carlos Quandt
- Norma Brambilla
- Clarissa Rocha
- Matheus Hamerschmidt
- Marcos Mazurek
- Marlon Liebel
- Marcelo Castilho
- Patrícia de Oliveira
- Antônio Franco
- Mariana Alves
Ausências justificadas: Prof. Ubiratã Tortato, Paula Minetto
Prof. Quandt inicia comentando o acúmulo de atividades do início do semestre e a influência disso nas reuniões do Grupo de Pesquisa. Ressalta a importância da manutenção da periodicidade das reuniões, pois uma quebra no ritmo poderia implicar dificuldades em voltar a reunir os membros do grupo. Dá as boas vindas à Mariana e ao Antonio, comentando a situação dos trabalhos de seus orientandos.
Antonio se apresenta e informa que é Administrador e Engenheiro Mecânico, mestrando da UTFPR e tem interesse nos temas deste Grupo de Pesquisa.
Prof. Quandt informa que ofertará a disciplina Innovation and Knowledge Management no terceiro trimestre. Informa que todas as bolsas da CAPES e do CNPQ devem ser encerradas quando liberadas. Haverá alteração no critério de disponibilização das bolsas, sendo que o PPAD deverá apresentar projeto único para sua obtenção. Explica que a oferta de bolsas impacta a captação de novos alunos para o programa. A questão que se colocou para os professores do programa foi "Que projeto melhor representaria o programa?". A proposta escolhida foi relativa à inovação, realizada pelo Prof. Cristiano, contudo, o tema será tratado pelo Prof. Quandt, que é o único professor do programa que tem este tema como central em suas pesquisas.
Para expor suas ideias, o Prof. Quandt inicia uma apresentação com as proposições para inovação: (i) transformação digital e seus impactos para as empresas – soluções inovadoras, novos modelos de negócios e novos mercados –, (ii) mudanças nos setores produtivos – variedade crescente de modelos organizacionais, formação de redes e diversidade de agentes envolvidos –, (iii) mudanças nos mercados -preocupações com sustentabilidade, accountability e impactos socioeconômicos –, (iv) mudanças na capacidade de intervenção do Estado – temas emergentes, mas sem clareza de estratégias ou objetivos daquilo que se pretende alcançar – e (v) volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade - impactos de eventos disruptivos que exacerbam a percepção de um mundo em transformação, com menções ao contexto descrito por Bennius e Nanus (2007), com o acrônimos em inglês "VUCA", e.g., pandemia, black lives matter, impeachment e greve dos caminhoneiros.
Prof. Quandt apresenta os dados de número de mortes confirmadas, destacando a diferença da curva de países como Estados Unidos, Alemanha e Itália, que atingiram picos rapidamente e iniciaram uma queda, enquanto o Brasil atingiu uma relativa estabilidade - permanece em torno de 1.000 mortes/dia nos últimos três meses - em seu pico.
Em relação ao Projeto Integrador do PPAD, o Prof. Quandt apresenta um detalhamento dos temas de pesquisa que a linha de Marketing pretende abordar. Comenta que a linha de pesquisa em Finanças pode ter mais dificuldade em adaptar seus temas de pesquisa ao este projeto.
Prof. Quandt apresenta um modelo que está desenvolvendo, com base em suas pesquisas e nos temas que têm sido estudados pelos membros do grupo, informando que ainda está em desenvolvimento. Explica as interações dos trabalhos de todos e suas implicações para o modelo proposto, destacando que a resiliência é o tema que deve ser mais explorado, pois foi incluído por ele no modelo mais recentemente. Lembra, ainda, que os temas de pesquisa do Prof. Tortato, voltadas à sustentabilidade, precisam ser integrados a este modelo.
Após um comentário de Marlon sobre as preferências de estratégia de pesquisas dos Porfessores do PPAS, o Prof. Quandt explica que se abre o campo para a pesquisa qualitativa para os estudos em inovação e destaca que o modelo proposto por ele já pressupõe a necessidade de pesquisa mista, ou seja, a complementação das pesquisas qualitativas e quantitativas. Comenta a necessidade de já ter produzido pesquisa mesmo quando se propõe novos projetos, pois isso provê credibilidade para captação de apoio.
Marcelo sugere que a próxima reunião seja voltada à criação de uma ponte entre as pesquisas realizadas e orientadas pelo Prof. Quandt e pelo Prof. Tortato, como forma de facilitar a interação entre os demais membros do Grupo de Pesquisa. Prof. Quandt menciona que a tentativa de aproximação com o projeto sueco não obteve o resultado esperado. Contudo, concorda que este é o caminho, citando os "dividendos digitais" , ou seja, os impactos positivos gerados pela inovação/transformação digital. Informa que a inovação social é tema de uma de suas disciplinas, e que trabalha justamente na união de temas como transformação digital, sustentabilidade, indústria 4.0 e inovação em torno do impacto social por eles gerado. Fala das dificuldades de medir iniciativas de inovação social. Marcelo produzirá uma proposta para integração dos temas sustentabilidade e inovação para a próxima reunião, comentando que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) podem pautar uma narrativa de sustentabilidade, sendo maior do que apenas indicadores de casos específicos.
Próxima reunião: 15/9, tema a ser definido, sugestões devem ser enviadas até 4/9.
Nenhum comentário:
Postar um comentário