domingo, 23 de agosto de 2020

Reunião do Grupo de Pesquisa - 11 de agosto de 2020

 


Reunião do Grupo de Pesquisa - 11/8/2020

 

Presentes:

  1. Prof. Ubiratã Tortato
  2. Matheus Hamerschmidt
  3. Norma Brambilla
  4. Mariana Alves
  5. Marlon Liebel
  6. Marcelo Castilho
  7. Paula Minetto

 Ausência justificada: Prof. Dr. Carlos Quandt

 

Prof. Tortato inicia a reunião informando que o Prof. Quandt não poderia participar da reunião devido a uma queda do serviço de Internet em seu bairro. A colega Mariana Alves se apresenta ao grupo, informando que já fez parte à época de seu Mestrado. Feitas as apresentações a palavra é passada à Paula, responsável pela palestra de hoje.

 

Paula explica que seu objetivo é fazer o Mestrado em Empreendedorismo Social, e que vai tentar fazê-lo nos Estados Unidos. Apresenta seu currículo resumido e trajetória profissional, explicando como surgiu seu interesse pelo empreendedorismo social. Comenta sobre as dificuldades das pessoas à sua volta quando era Professora em uma escola simples e das iniciativas de voluntariado na Bosch, onde continuou atuando como Professora para os filhos dos funcionários da fábrica. Apresenta as habilidades e competências em voga em 2020: (i) resolução d problemas complexos, (ii) pensamento crítico, (iii) criatividade, (iv) gestão de pessoas, (v) coordenação com os outros, (vi) inteligência emocional, (vii) julgamento e tomada de decisão, (viii) orientacao, (ix) negociação e (x) habilidades cognitivas e sociais.

 

Paula comenta a necessidade de compromisso para trabalhar no terceiro setor, bem como de medir os resultados - impacto social. Fala do surgimento do Grupo Mulheres do Brasil e seu comprometimento com as ações sociais. Apresenta o IDEB de Curitiba, destacando que os resultados foram bons para os anos iniciais e menos promissores para os anos finais. Considerada a rede estadual, os resultados foram piores em ambos períodos. Paula apresenta dados que demonstram que o aprendizado médio dos jovens é muito pequeno entre o final do 5o ano e do 9o ano do ensino fundamental. Como resultado, os alunos chegam ao ensino médio sem base suficiente e parte reprova no 1o ano, o que leva ao abandono, até pela necessidade de conseguir um emprego.

 

O projeto apresentado foi fundamentado em três metodologias: (i) investigação apreciativo, (ii) teoria U e (iii) flow education. O projeto está estruturado de acordo com a metáfora da montanha, cujo cume é a conquista. Existem quatro acampamentos no caminho da conquista: (i) autoconhecimento - quem eu sou?, (ii) sonhos - quem eu quero ser amanha?, (iii) projeto de vida - como transformar sonho em ação e (iv) subsídio - o que pode me ajudar a realizar o sonho?

 

Paula explica que o envolvimento de personalidades com o projeto ajuda a divulgar e expandir suas ações, pois a metodologia é replicável, e as voluntárias podem aprender e passar a aplicar as oficinas. São sete oficinas ao todo, que são realizadas quinzenalmente, ao longo de um período de quatro meses.

 

Quanto ao impacto do projeto, Paula informa que os jovens, em suas avaliações, consideram sair das oficinas mais confiantes neles próprios, destacando que precisam encontrar força para perseverarem em seus objetivos. Uma forma de medir este resultado de forma quantitativa se dá pela aplicação de questionários aos participantes. A pergunta "Estou mais confiante sobre meu futuro do que estava antes de começar a participar do projeto?" dá a medida do impacto social alcançado: 50% dos participantes concordou totalmente com a afirmação, 23% concordaram parcialmente, 16% se mantiveram neutros e apenas 9% discordaram parcialmente, não havendo registro de discordância total.

 

Paula conclui sua apresentação com a trajetória do projeto, que atuou de março a novembro de 2018 na Escola Estadual Emília Buzatto, de março a julho de 2019 no Colégio Zacarias, de julho a novembro de 2019 no Colégio Tiradentes e desde março deste ano está atuando no Grupo ELO.

 

Seguiu-se um debate sobre as ações, dificuldades enfrentadas, pouco reconhecimento é grande satisfação por atuar no terceiro setor. O grupo se dispôs a colaborar na medida do possível com o projeto, seja com ideias ou ações.

 

Próxima reunião: 25/8 - Não houve informação sobre o assunto a ser abordado

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