terça-feira, 9 de junho de 2020

Reunião do Grupo de Pesquisa - 9 de junho de 2020

Reunião do Grupo de Pesquisa – 9/6/2020

Participantes:

  1. Prof. Carlos Olavo Quandt
  2. Prof. Ubiratã Tortato
  3. Prof. Fernando Deschamps
  4. Prof. Eduardo de Freitas Rocha Loures
  5. Norma Brambilla
  6. Sandra Santos
  7. Clarissa Rocha
  8. Matheus Hamerschmidt
  9. Marcos Mazurek
  10. Marlon Liebel
  11. Marcelo Castilho
  12. Patrícia de Oliveira
  13. Daniel Ferreira dos Santos
  14. Daniel Valoto

Ausências justificadas: Paula Minetto, Juliana Hellwig

Prof. Tortato inicia comentando a realização de Workshop Internacional sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, realizado pela Fundação Araucária, com inscrições até 12/6. O evento será realizado de 16 a 19/6.

Prof Quandt comenta sobre as aulas e sobre as orientações de seus alunos. Comenta o estágio das pesquisas de cada aluno. Comenta os trabalhos do Marcelo e da Clarissa, que já estão bem encaminhados, comenta o recebimento do material do Mazurek, que promete ser bastante interessante. Sandra informa que aprendeu a usar a ferramenta Qualtrix, e que dará andamento à coleta de dados após encontro com o Prof. Quandt para validação do instrumento de coleta.

Prof. Tortato comenta as apresentações de banca de qualificação de Mestrado, bem como de uma defesa de Dissertação prevista para agosto, de temas de interesse para o Grupo de Pesquisa. Fala da disciplina de Inovação e Sustentabilidade, que começou no dia 3/6, e terá o próximo encontro no dia 17/6, sendo esta semana de preparação para as aulas. Marlon sugere a divulgação do link das aulas para o Grupo de Pesquisa

Prof. Quandt passa a palavra para o Prof. Deschamps que fará a apresentação desta reunião.

Prof. Deschamps inicia sua apresentação sobre os trabalhos concluídos e em andamento relacionados à Transformação Digital, Indústria 4.0 e Manufatura Digital. Apresenta os cinco integrantes dos Grupos EDSO/IAAS.

Informa que o início da orientação de trabalhos nessa linha de pesquisa começou em 2015, com conclusões a partir de 2017. Os trabalhos abordam temas como análise diagnostica baseada em mineração de processos, processos para medição e controle de desempenho energético em manufatura e modelo para tomada de decisão. Várias destas pesquisas são oriundas da parceria com a Renault, com várias bolsas de Mestrado e uma de Doutorado. Foram quatro projetos concluídos em 2017, três em 2018, sete em 2019 e quatro em 2020.


A partir de uma apresentação breve de todos os trabalhos concluídos, o Prof. Deschamps apresenta as pesquisas do programa em cinco grandes grupos: (i) Energia - com cinco trabalhos em desenvolvimento na temática Energia e Indústria 4.0. (ii) Performance Analytics, com dez trabalhos sobre o tema Transformação digital e a medição de desempenho em operações produtivas - busca explorar os processos e medir seu desempenho, com diferentes forma de coleta de dados e desenvolvimento de algoritmos com vistas à melhoria de performance das empresas. (iii) Manufatura digital, com quatro trabalhos no tema de Arquitetura da automação/tecnologias de operações e indústria 4.0, dois trabalhos sobre Manufatura digital: adoção e implementação, tanto do ponto de vista do processo quanto da estratégia. (iv) cinco trabalhos sobre Maturidade/readiness/roadmapping e indústria 4.0 e dois trabalhos com o tema Manufatura digital: serviços, reconfiguração, decisão, aprendizagem. Prof. Deschamps destaca que alguns dos trabalhos desta área são baseados nos resultados de uma Tese de Doutorado defendida anteriormente no programa. (v) Manutenção, com seis trabalhos sobre Simulação/ manutenção/ mineração de processos. (vi) Gestão - por tratar-se de matéria ligada à Administração, observa-se a distribuição dos trabalhos em 10 temas, em um total de 13 trabalhos. A descentralização deve-se justamente ao fato de que as pesquisas são pontuais, não se encaixando com as cinco grandes áreas descritas anteriormente.

Neste ponto, o Prof. Deschamps apresenta outras oito iniciativas de pesquisa, com parcerias nacionais e internacionais, com Universidades e empresas, encerrando sua apresentação. Prof. Quandt, comenta os resultados obtidos pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia. Destaca que a contribuição do PPAD nas pesquisas pode ser o olhar humano que a área pode lançar sobre os processos produtivos apresentados pelo Prof. Deschamps. Comenta que a aproximação é importante para o crescimento da pesquisa, e considera que esta apresentação deve ser vista como um primeiro passo na aproximação das pesquisas das duas áreas.

Prof. Tortato comenta que se deve incentivar que os alunos dos dois programas busquem as disciplinas do outro programa, na medida em que podem ser úteis. Durante a apresentação identificou que disciplinas do PPAD poderiam colaborar com algumas das pesquisas, e acredita que o contrario também é verdadeiro. Recebe apoio do Prof. Rocha Loures e do Prof. Deschamps. Ficou acertado que antes do início dos trimestres letivos serão trocadas informações com o objetivo de ajustar os calendários, na medida do possível, para oportunizar aos alunos a participação em disciplinas do outro programa. Foi discutida a hipótese de os alunos participarem como alunos ouvintes. Prof. Tortato informa que a partir deste ano a PUCPR passou a ser mais rigorosa na autorização da participação dos alunos como ouvintes sem custo para o aluno. Prof. Quandt comenta que já ministrou disciplinas sem nenhum aluno do PPAD, e reforça que o leque de disciplinas é grande e que a oportunidade de envolvimento com áreas diferentes tende a enriquecer o conhecimento e as abordagens das pesquisas de ambas as áreas. Prof. Deschamps sugere que os alunos que estão desenvolvendo trabalhos mais próximos à área de Administração poderia realizar apresentação para o Grupo de Pesquisa. A partir do questionamento da Clarissa, sobre um trabalho de competências digitais, vislumbra-se um ponto de contato entre os dois programas. Os comentários levam à seguinte pergunta: qual a vantagem que a adoção da indústria 4.0 traz, e como os benefícios podem ser mensurados. Clarissa aborda ainda o assunto dos laboratórios digitais, como forma de avançar neste sentido.

Próxima reunião: 23/6, das 17h30 às 19h00.

Tema: a ser definido e informado oportunamente pelos Professores.


Nenhum comentário: