quinta-feira, 14 de abril de 2022

Reunião Geral do Grupo - 23 de novembro de 2021

 Presentes:

  1. Prof. Dr. Carlos Olavo Quandt – orientador do grupo
  2. Prof. Dr. Ubiratã Tortato – orientador do grupo
  3. Antonio Franco
  4. Gabriel Bandeira
  5. Jerson Kitzberger
  6. Jonatas Santos
  7. José Esteves
  8. Marcelo Castilho
  9. Marjurye Anhaia
  10. Marlon Liebel
  11. Matheus Hamerschmidt
  12. Norma Brambilla

Ausência justificada: Paula Minneto

Prof. Tortato inicia a Reunião Geral do Grupo de Pesquisa Inovação e Sustentabilidade lembrando que se trata da última do ano, e tem como objetivo realizar um balanço das atividades realizadas em 2021 e comentar as expectativas para 2022. Ressalta a importância das reuniões gerais, em vista do funcionamento de dois subgrupos – um de Inovação e outro de Sustentabilidade –, para que haja equalização do conhecimento dos trabalhos realizados por seus integrantes. Comenta que a parte do grupo voltada à Sustentabilidade iniciou em 2021 dois temas: (i) ESG – Environment, Social, and corporate Governance e (ii) economia circular. Comenta alguns participantes do grupo já submeteram trabalhos para congressos e foram recebidos os primeiros aceites. Informa sobre um artigo aceito para congresso na Universidade de Ferrara, no qual não haverá apresentações e dois artigos aceitos para evento em Portugal – um sobre economia circular e outros sobre biogás.

Prof. Tortato comenta sobre os minicursos divulgados para o Grupo de Pesquisa sobre RSL – Revisão Sistemática da Literatura, a partir dos quais alguns alunos já estão trabalhando na fundamentação teórica de seus trabalhos. Comenta o curso elaborado por nosso colega Matheus Hamerschmidt sobre o aplicativo Mendeley – disponível em https://www.youtube.com/watch?v=z1TB-wkZnrQ. Um novo minicurso deve ser disponibilizado no início do próximo semestre, sobre o aplicativo ATLASti, bastante útil para aqueles que vão realizar análise de conteúdo e análise do discurso em seus trabalhos. O desenvolvimento será feito pelo colega Pablo, Doutorando em Engenharia de Produção, orientando do Prof. Tortato. Nesta linha, Prof. Tortato informa que todos os colegas, ex-alunos e professores estão convidados a elaborar minicursos em softwares específicos (e.g.: pacotes estatísticos, análise de redes) nos quais tenham um conhecimento mais aprofundado. A intenção é que sejam minicursos para que possam ser realizados em um ou dois encontros, de forma que as ferramentas utilizadas em nossas pesquisas possam ser explicadas e, no caso dos interessados, tenham um ponto de partida para suas pesquisas. A duração sugerida é de duas a quatro horas.

Feita esta breve introdução, Prof. Tortato passa a palavra para seus orientandos. Inicia pelo colega Gabriel Bandeira, que está trabalhando com economia circular e já tem um coorientador em Portugal. Gabriel informa que a pesquisa busca a compreensão do funcionamento de closed loop flow ways, que é uma cadeia de suprimentos com o máximo de otimização, tornando-a mais sustentável. Em seu estudo está centrado na análise de aplicação dos conceitos de economia circular a pequenas e médias empresas. Outra linha de pesquisa iniciada por ele em conjunto com a colega Andréa é sobre a economia circular e o desenvolvimento de novos produtos. Gabriel sugere o artigo Circular economy and SMEs: na exploratory network analysis and state of the art (disponível em https://www.researchgate.net/publication/354661937_Circular_Economy_and_SMEs_An_exploratory_network_analysis_and_state_of_the_art). Prof. Tortato informa que a linha de pesquisa apresentada pelo Gabriel já teve proposta de financiamento apresentada ao CNPQ e à própria PUCPR para aprofundar as pesquisas sobre o tema. Informa ainda que a pesquisa da colega Andréa é sobre desenvolvimento do produto, assunto de interesse da organização em que trabalha, e conta com a coorientação do um Prof. Osires da Engenharia de Produção.

Prof. Tortato informa que o colega Matheus está trabalhando o tema economia circular no PIBIC e tem um projeto para o Mestrado sobre biogás, que deverá ser transformado em projeto de economia circular, considerados os resíduos gerados pela biomassa. Passa a palavra ao Matheus, que fala do desenvolvimento do projeto com a colega Janaína. O estudo trata da seleção de um modelo de tomada de decisão para implementação de plantas de biogás e biomassa. Embora o projeto deva evoluir para economia circular, conforme mencionado pelo Prof. Tortato, Matheus explica que no momento o estudo está voltado à identificação dos inputs necessários e suficientes para o estabelecimento de uma planta de biogás viável – seja por biomassa ou biometano. Para o modelo de decisão, informa que estão adaptando o modelo desenvolvido pelo Prof. Dewey e pelo Prof. Tortato. Na sequência da reunião, Prof. Tortato fala sobre os alunos que estão pesquisando ESG – Environmental, Social, and Governance. Inicia comentando sobre o levantamento teórico que está sendo realizado pela Marjorie, orientanda de PIBIC do ensino médio, explica que, embora seja um levantamento básico, servirá de subsídio para os demais componentes do grupo de pesquisa – o levantamento está alinhado com a pesquisa do colega de Pós-Doutorado, José Esteves. Prof. Tortato passa a palavra ao colega Jerson Kitzberger, envolvido na linha de pesquisa de ESG. Jerson informa que seu projeto é voltado à aplicabilidade de ESG a pequenas empresas pelo viés da gestão da cadeia de suprimentos. O colega José Esteves informa que está finalizando o relatório de seu estágio pós-doutoral. Um resultado parcial do trabalho foi a publicação de um capítulo do livro “A produção das Ciências: novos olhares, múltiplos saberes” (disponível em https://lnkd.in/eQHuKZt). Destaca a intensa troca de conhecimento com diferentes grupos de pesquisadores durante o estágio pós-doutoral, envolvidos com temas afetos à sustentabilidade, aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), à resiliência climática e, mais recentemente, à administração da qualidade. Sobre o último tema, José Esteves informa que recebeu convite do Latin American Quality Institute (https://www.laqualityinstitute.org/) para falar sobre a conexão entre a qualidade total e a sustentabilidade organizacional. Uma nova vertente de seu trabalho será a aplicação dos conceitos do ESG para a administração pública. Prof. Tortato conclui a apresentação dos projetos comentando que espera melhoria nos financiamentos para os projetos de pesquisa, para que os resultados possam continuar contribuindo na construção do conhecimento. Destaca as parcerias que tem feito com o Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.

Prof. Tortato passa a palavra ao Prof. Quandt para falar sobre o lado da inovação, lembrando que inovação e sustentabilidade caminham lado a lado. Prof. Quandt explica que acompanhou a reunião até o momento, apesar de problemas de conexão, e que terá de se ausentar para ministrar aula. Agradece a presença de todos na reunião, comentando que o lado da inovação teve reuniões mais frequentes, e solicita que o Prof. Tortato continue conduzindo a reunião, desculpando-se por precisar se ausentar cedo da reunião.

Desta forma, Prof. Tortato comenta a importância das reuniões gerais para que todos do Grupo de Pesquisa Inovação e Sustentabilidade tenham contato com os diversos trabalhos desenvolvidos. Passa a palavra ao colega Marlon, que explica que sua pesquisa está focada na inovação no setor público sob as lentes do framework da TOE – Technology, Organization, Environment. A tese a ser defendida é de que há uma relação estrutural entre a quantidade de inovações desenvolvidas por uma administração tributária e a quantidade de objetivos estratégicos atingidos por estas organizações. Comenta que durante as pesquisas também foram estudados o TAM – Technology Acceptance Model e o TRI – Technology Readiness Index, que podem tangenciar outros trabalhos do grupo, em especial do colega Marcos Mazurek. Prof. Tortato passa a palavra ao colega Marcelo Castilho, que comenta que já concluiu a fase de qualificação e entrou na reta final de sua Tese, que versa sobre o significado de rivalidade, competição e colaboração. Já realizou 27 entrevistas em profundidade em uma rede de consultores. Marcelo explica que seu trabalho é baseado na literatura de ecossistemas, abordando o tema por diferentes vertentes. Seu trabalho é de cunho interpretativo e estão sendo usadas as ferramentas ATLASti – análise de conteúdo e do discurso – e Sensemaker – utiliza sensemaking em narrativas para apoiar a tomada de decisões. Além disso, utilizou a técnica de grupo focal com nove dos consultores entrevistados. Conversou com o Pablo e obteve uma licença de seis meses para utilização do ATLASti, recurso oferecido pela PUCPR. Conclui informando que a defesa de sua Tese deverá ser realizada em março. Prof. Tortato passa então a palavra ao colega Antonio Franco, orientando de Doutorado do Prof. Quandt. Antonio comenta que seu trabalho ainda está em definição, mas deve envolver os temas de inovação e sustentabilidade, podendo abordar seu tema de Mestrado, que versou sobre energias renováveis. Está concluindo as disciplinas, e o tema da Tese ainda está sendo discutido com o Prof. Quandt. Prof. Tortato passa a palavra ao colega Jonatas Santos, que está concluindo as disciplinas do Mestrado. Jonatas informa que sua Dissertação está voltada à investigação das barreiras à inovação de modelo de negócios em empresas tradicionais. O trabalho também abordará a ambidestria organizacional – o dilema entre o que é mais fácil de ser realizado e próximo à atividade core da empresa (e.g., a melhoria contínua de seu processo produtivo) e a introdução de novos modelos de negócios disruptivos e inovações transformacionais.

Prof. Tortato passa a palavra para a Norma, que já defendeu sua Tese. Ela explica que ainda pretende realizar publicações a partir de seu trabalho, e informa que assumiu novas funções na Universidade: (i) a gestão da incubadora de empresas, (ii) a orientação dos incubados e (iii) as disciplinas do Prof. Gilson Dietzel, que assumiu a função de Diretor de Campus, deixando a área de Gestão do Conhecimento sem professor. Norma fala do concurso que está com edital aberto explicando que, embora o edital fale apenas de professor de recursos humanos, como a vaga é não é para Professor Titular, o candidato que vier a ser aprovado deve estar preparado para ministrar aulas de diversas áreas da Administração, inclusive de Gestão do Conhecimento. Prof. Tortato recomenda focar na elaboração dos artigos, pois, logo após o término do Doutorado esta tarefa é mais fácil de ser realizada.

A reunião foi encerrada com mensagens de boas festas e de um 2022 produtivo – se possível, o ano de retorno a uma certa normalidade das atividades acadêmicas, caso o fim da pandemia venha a se confirmar.

Próxima reunião: possivelmente em março de 2022, em data a ser definida pelos professores orientadores do Grupo de Pesquisa no início do semestre letivo.

Nenhum comentário: