domingo, 19 de setembro de 2021

Reunião do Grupo - 3 de agosto de 2021

 

Reunião do Grupo - 3 de agosto de 2021

 

  1. Prof. Carlos Quandt – orientador do grupo
  2. Antonio Franco
  3. Flavia Lopes
  4. Lia Flauzinho
  5. Marcelo Castilho
  6. Marcos Mazurek
  7. Mariana Alves
  8. Marlon Liebel
  9. Matheus Hamerschmidt
  10. Norma Brambilla
  11. Sandra Aparecida dos Santos

Prof. Quandt informa que a Defesa de Tese de nossa colega Norma Brambilla será realizada no dia 11 de agosto, às 14h00. O Edital deve ser enviado nos próximos dias. Apresenta o colega Jonatas Santos, ingressante no Mestrado. Jonatas comenta que é graduado em Economia pela Universidade Federal do Paraná, fez especialização em Gestão Empresarial pela USP. Atua na Bosch há mais de 10 anos, atualmente atua na gestão de portfólio de projetos de inovação. Seu tema de pesquisa são os desafios da transformação digital em relação à implementação de novos modelos de negócios em empresas tradicionais. Prof. Quandt comenta sobre as interações entre os doutorandos, mestrandos e graduandos do Grupo de Pesquisa, que a sinergia se dá em função dos interesses comuns de pesquisa. Prof. Quandt informa sobre a Banca de Qualificação do colega Marcelo Castilho, a ser confirmada nos próximos dias. O Prof. Paulo Mussi comporá a Banca, em razão do falecimento do Prof. Cristiano.

Sobre eventos, Prof. Quandt fala sobre o IX Simpósio Internacional de Gestão, Projetos, Inovação e Sustentabilidade - IX SINGEP (https://singep.org.br/9/), que teve as submissões prorrogadas até oito de agosto. O simpósio é patrocinado pela UNINOVE – Universidade Nove de Julho, e terá como tema geral “Negócios digitais, economia circular e relação universidade-empresa”. Este evento acontece paralelamente à 8th International Conference - CYRUS Institute of Knowledge (https://cyrusik.org/conference/2021)com o tema “Entrepreneurship, Responsible Leadership, and Economic Development”. A conferência é copatrocinada pela UNINOVE, Bentley University e Suffolk University.

Sandra comenta sobre a realização do KM Brasil (http://www.kmbrasil.org/) que teve a submissão de artigos prorrogada para nove de agosto. Prof. Quandt fala sobre a possibilidade de a PUCPR pagar a inscrição. Lembra também que para eventos de prestígio na comunidade de Administração, como o EnANPAD, têm as inscrições de alunos e professores do PPAD pagas. Matheus comenta a rejeição de seu artigo em razão da formatação, ao que o Prof. Quandt comenta que é bastante comum, em especial no EnANPAD. Prof. Quandt informa que o PPAD passou a pagar inscrições para egressos do programa, tendo sido submetidos artigos de dois ex-alunos.

Prof. Quandt fala do evento SMLA - Strategic Management in Latin America, com o tema “Facing a Volatile Uncertain Complex Ambiguous (VUCA) Context” (https://www.utdt.edu//listado_contenidos.php?id_item_menu=29212), que será realizado na Univesidad Torcuato di Tella, em Buenos Aires. Trata-se de evento de peso para a comunidade acadêmica de Administração. As linhas para o evento deste ano são: (i) Competitive and Corporate strategy formulation, (ii) Internationalization, (iii) Sustainability, (iv) Entrepreneurship, (v) Public-Private Collaborations e (vi) Strategy Processes, Practice, Strategic Leadership and Governance. Uma edição especial do Journal of Business Research será publicada com base nos papers apresentados na conferência. Como o evento coincide com o foco do PPAD (Administração Estratégica) e com a linha de pesquisa (Estratégia), é um evento que deve ficar no radar do Grupo de Pesquisa, pois certamente teria apoio aos que tiverem artigos a submeter. Ainda não há datas de submissão.

A palavra é passada para a Norma, que fará uma apresentação prévia da defesa de sua Tese “Inovação Social: Um estudo em empreendimentos do Paraná”. Norma faz sua apresentação e os participantes do Grupo de Pesquisa parabenizam-na pela pesquisa realizada e fazem seus comentários e contribuições, visando sua preparação para a Banca.

Prof. Quandt informa que o evento SMLA enviou uma enquete para verificar o real interesse das pessoas de participarem presencialmente o evento (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe6QeHQcDV_3GF0UOa2gZH_QFXbWCd9Z-LL-UFVPer8awqVIQ/viewform?usp=sf_link). Prazo para submissão de resumo estendido com 2.500 palavras: 30 de setembro. O evento será realizado nos dias 15 e 16 de dezembro.

Professor Quandt informa que a colega Flavia Lopes recebeu uma bolsa PIBIC da PUCPR, para trabalhar com prontidão digital. Em princípio, o estudo seria sobre prontidão digital de empresas, contudo, há uma possibilidade de artigo sobre a prontidão digital de escolas de negócios. Esse viés pode facilitar a coleta de dados, apesar de necessitar de adequação dos objetivos do PIBIC.

Antonio informa sobre o evento “Festival conhecendo os ODS”. (https://conhecendoosods.com.br/programacao/?d=215775320&utm_source=leadlovers&utm_medium=email&utm_campaign=&utm_content=Reserve%20a%20sua%20agenda)

Próxima reunião geral: 31/8/2021. Atualização das pesquisas em andamento. Clarissa comentará sobre os artigos derivados de sua Tese. Outros temas trazidos pelos Professores Orientadores do Grupo de Pesquisa.

Próxima reunião dos Orientandos do Prof. Quandt: 17/8/2021.

Nenhum comentário: