segunda-feira, 3 de maio de 2021

Reunião do Grupo - 20 de abril de 2021

 

Presentes:

 

  1. Prof. Carlos Quandt
  2. Antônio Franco
  3. Gabriel Bandeira
  4. Lia Flauzino
  5. Marcelo Castilho
  6. Marcos Mazurek
  7. Marlon Liebel
  8. Matheus Hamerschmidt 
  9. Paula Minetto

 Ausência justificada: Mariana Alves

 Prof. Quandt inicia questionando três de seus orientandos sobre a situação da Qualificação 1. Marcelo informa que enviou seu position paper aos examinadores ontem, Marlon informa que pretende encaminhar o seu ao Prof. Quandt até o fim do mês. Prof. Quandt informa que Mazurek está neste mesmo estágio, precisando apenas de algum refinamento. Comenta que a Qualificação 1 é um processo menos burocrático do que a defesa do Projeto de Tese (Qualificação 2), por ser assíncrono.

 Gabriel Bandeira informa que trabalha na Aker Solutions, empresa ligada ao ramo petrolífero, é graduado em Administração na PUCPR e está iniciando o Mestrado sob a orientação do Prof. Tortato. Atua com transformação digital na empresa, e pretende conectar a sustentabilidade e a transformação digital em sua pesquisa.

 Antonio informou pelo chat a realização do Workshop Internacional From Waste to Advanced Materials and Products, a ser realizado amanhã, 21/4 (https://www.fibrenamics.com/eventos/workshop-internacional-2021).

 Prof. Quandt comenta que a diversidade de estágios em que se encontram os membros do grupo pesquisa (PIBIC na graduação, início de Mestrado, início de Doutorado e em fase de qualificação do Doutorado) faz com que haja o enriquecimento de todos e a possibilidade de desenvolvimento de projetos conjuntos.

 Em relação ao processo de avaliação da Capes, Prof. Quandt comenta a importância da internacionalização, visando a construção de parcerias internacionais, por publicações conjuntas com outras instituições. A busca da PUCPR é pela evolução de seu conceito de 5 – que o PPAD mantém desde 2008 - para 6. Explica que a diferença de indicadores é pequena, o ponto crítico para alcançar o novo conceito é a internacionalização do Programa, e isso faz parte do planejamento estratégico da PUCPR. Desta forma, o Prof. Quandt alerta o grupo de que haverá pressão crescente para que os docentes e discentes publiquem em periódicos de alto nível. Cita como exemplo bem sucedido da internacionalização do PPAD a colega Clarissa, que concluiu o Doutorado em 2020 e publicou um artigo com seu Coorientador da LSBU - London South Bank University.

 Marcelo comenta sua experiência internacional, tendo participado de atividades acadêmicas em Dublin e Viena, e se dispõe a compartilhar esta experiência com os ingressantes no Mestrado. Pergunta aos novos integrantes suas razões para ingressar no Mestrado.

 Lia explica que antes mesmo da conclusão da Graduação já tinha como objetivo fazer o curso de Mestrado. O que mais a atraiu foi a possibilidade de internacionalização de seus estudos, buscando a vivência com culturas e pessoas diferentes.

 Gabriel comenta que tem um tio que foi Cônsul no Peru, e decidiu que gostaria de ter experiências internacionais através da diplomacia ou da docência. Entrou no curso de Administração e realizou dois PIBICs. Quando precisou escolher, ao término do curso, entre a preparação de um plano empresarial ou de um artigo científico. Optou pela pesquisa científica. Contudo, já estava bem colocado no mercado de trabalho, em especial pela sua idade. Na busca de conciliar a carreira profissional com seus interesses acadêmicos, pretende integrar a pesquisa e o mercado de trabalho.

 Marcelo fala de seus esforços, ao longo da última década, em conciliar as atividades profissionais e acadêmicas. Ressalta a necessidade de autodisciplina para destinar energia suficiente para as atividades de pesquisa.

 Matheus comenta que é oriundo da área de Engenharia Aeroespacial do Instituto Tecnológico da Aeronáutica – ITA, e é oficial da reserva da Força Aérea. Em um intercambio feito no Canadá, descobriu seu interesse pela Administração, e pelas possibilidades de internacionalização na área. Após seu retorno ao Brasil deixou a Força Aérea e sua paixão pela Engenharia e Astronomia, ingressando no curso de Administração Internacional na PUCPR, o que o aproximou de seu desejo de internacionalização nos estudos. Desde o primeiro dia do curso de Administração buscou participar do grupo de pesquisa do Prof. Tortato, já realizou um PIBIC, seu objetivo é fazer o PIBIC Master – após dois PIBICs e tendo 50% da carga horária cumprida, o aluno pode cursar disciplinas do Mestrado concomitantemente às da Graduação. Está iniciando o segundo PIBC com o pessoal da Engenharia de Produção, orientado pela Profª Janaína, que deseja criar um modelo de negócio e necessitava desse conhecimento interdisciplinar. Como ingressou na faculdade um pouco mais tarde, em razão de sua experiência no ITA e na Força Aérea, tem a intenção de aproveitar todas as oportunidades de crescimento que são oferecidas pelo ambiente acadêmico.

 Mazurek informa que sua motivação para pesquisa vem de sua curiosidade por aumentar seus conhecimentos, tendo estudado gestão do conhecimento no Mestrado, e agora dedicado ao estudo de transformação digital e maturidade digital no Doutorado. Encerra dando as boas vindas aos novos integrantes do grupo.

 Prof. Quandt comenta que o desafio que o Marcelo se impôs, de ir a um simpósio internacional, foi relevante, pois inclusive recebeu um prêmio em reconhecimento à repercussão prática, ou seja, além da academia. Destaca que o número de citações obtidas pelo trabalho do Marcelo é muito bom, sendo comparável a um paper do Prof. Pedro Piccoli, o que demonstra a relevância de sua produção.

 Sobre treinamento, Prof. Quandt lembra que os cursos da Clarivate sobre o Web of Science continuam ocorrendo, chamando a atenção para os seguintes: (i) 23/4 - Expandindo sua visão do panorama de pesquisa: Conheça o Índice de Citação de Fontes Emergentes – Emerging Sources Citation Index - https://clarivate.com/webofsciencegroup/training/expandindo-sua-visao-do-panorama-de-pesquisa-conheca-o-indice-de-citacao-de-fontes-emergentes-emerging-sources-citation-index/ e (ii) 29/4 - Beamplot na nova WOS (https://clarivate.com/webofsciencegroup/training/webinar-publico-beamplot-na-nova-wos-29-abril-brazil/).

 Sobre os eventos que o Marcelo participou na Europa, o ISPIM, trata-se de evento que não é apenas acadêmico, mas reúne os profissionais da área. Informa que o evento este ano será realizado em Berlim de 20 a 23 de junho (https://www.ispim-innovation-conference.com/), em formato virtual. Comenta sobre a oportunidade de conectar-se à comunidade internacional. Destaca que não há eventos similares no Brasil, nos quais você percebe a articulação entre pesquisadores, consultores e profissionais do Mercado. Informa que o ISPIM oferece eventos gratuitos, mas que muitos são pagos, o que limita a possibilidade de participação. Aproveita para agradecer o apoio recebido pela PUCPR em suas duas participações neste seminário.

 Prof. Quandt comenta a realização do webinar Opening the black box of innovation capabilities, do qual Marlon participara. Marlon informa que as palestras estão disponíveis na íntegra em  http://nitec.co/nitec-international-webinar/. São dois vídeos com quatro horas de duração, contendo doze palestras. Comenta sobre algumas das palestras (Prof. Richard Nelson, Prof. Teece e colegas, Prof. Arundel e Prof. Malerba), mencionando a experiência de ter solicitado informações ao Prof. Arundel sobre seu artigo e, para sua surpresa, ter recebido o artigo do autor no mesmo dia, apenas com a ressalva de manter a confidencialidade do documento até sua publicação, que está em análise pela Research Policy.

 Prof. Quandt menciona que o Prof. Franco Malerba também é muito conhecido, e que o Prof. Richard Nelson é um autor seminal da Economia Evolucionária, que traça um paralelo entre a Teoria da Evolução proposta por Darwin e a Economia. Comenta também sobre o contato que é possível ter com os autores, apenas lamentando o momento que exige que os eventos sejam virtuais, pois o contato presencial torna mais persuasivas as solicitações dos participantes. Lembra, ainda, que a Mariana ficou responsável pela organização de uma tabela com os eventos de interesse do grupo de pesquisa, permitindo que sejam estudadas parcerias para publicações conjuntas e participação em seminários. A listagem de eventos possibilitará um planejamento de submissões de papers, evitando que oportunidades sejam perdidas em razão de prazos exíguos ou vencidos. Destaca que a vantagem dos eventos virtuais está no custo, reduzido pelo fato de não ser necessário viajar e, em alguns casos, por serem gratuitos.

 Prof. Quandt lembra que um evento similar ao ISPIM, do qual o Marcelo participou em duas oportunidades, o Simpósio de Gestão da Inovação Tecnologica, organizado pela FEA/USP por mais de vinte anos, tendo o Prof. Roberto Sbragia à frente dos trabalhos. Contudo, após a alteração da pontuação de eventos pela Capes – atribuindo menos pontos a eventos que não fossem itinerantes – o evento passou para a coordenação da ANPAD. Na transição, o lado da indústria foi perdido, pois enquanto a USP esteve à frente, as empresas traziam seus representantes e apresentavam seus artigos. Sob a coordenação da ANPAD, o vínculo com as empresas foi perdido, passando a ser um evento essencialmente acadêmico. Comenta que o único evento que ainda tem algumas sessões com empresas convidadas é o ENEGEP – Encontro Nacional de Engenharia de Produção.

 Houve alguns esclarecimentos sobre as diferenças entre o ENEGEP e os eventos organizados pela ANPAD, sendo estes últimos voltados ao público acadêmico. O EnANPAD 2021 será realizado online de 4 a 8 de outubro. As submissões de artigos estão abertas (http://anpad.com.br/pt_br/event/details/114) até 19/5, 17h00.

 No encerramento desta reunião, ficou definida a data de 4/5 para o próximo encontro. Após o término da reunião, Marlon contatou, conforme solicitado pelo Prof. Quandt, as colegas Norma e Sandra, que concordaram prontamente em realizar uma apresentação prévia de suas Teses, como preparação para a banca de Defesa. Foi decidido, para que o debate após a apresentação possa ser aprofundado, que a Sandra realizará sua apresentação na reunião do dia 4/5 e a Norma na reunião do dia 18/5. As apresentações terão 30 minutos, sendo seguidas da sessão de dúvidas e comentários dos participantes do grupo de pesquisa.

 Próxima reunião: 4/5/2021. Assuntos: (i) apresentação prévia da Tese da colega Sandra Aparecida dos Santos – Práticas de Gestão do Conhecimento e Inovação em Cooperativas de Crédito, (ii) assuntos trazidos pelo Prof. Quandt e (iii) apresentação de calendário de eventos pela colega Mariana.

Nenhum comentário: