segunda-feira, 5 de abril de 2021

Reunião do Grupo - 9 de março de 2021

 

Presentes:

 

1.     Prof. Dr. Carlos Olavo Quandt

2.     Norma Brambilla

3.     Sandra Santos

4.     Matheus Hamerschmidt

5.     Marlon Liebel

6.     Marcelo Castilho

7.     Marcos Mazurek

8.     Mariana Alves

 

Prof. Quandt inicia explicando as alterações no formato da reunião do Grupo de Pesquisa, com a realização de reuniões gerais do grupo de pesquisa uma vez por mês, deixando as reuniões quinzenais dos alunos com seu Professor Orientador. Embora o Prof. Tortato tenha sugerido realizar apenas três ou quatro vezes por ano, relembra que este Grupo de Pesquisa já teve como prática reuniões semanais, tendo estabelecido a periodicidade quinzenal posteriormente. Desta forma, pretende manter reuniões quinzenais com seus Orientandos, às terças-feiras, às 17h30. Para os demais membros do Grupo de Pesquisa que desejem participar, as reuniões continuam abertas a todos.

 

Quanto a treinamentos, Prof. Quandt informa sobre novos treinamentos no Web of Science (https://clarivate.com/webofsciencegroup/training/?utm_campaign=EM1_Training_Sessions_Newsletter_Mar_SAR_LatAm_Brazil_2021&utm_medium=email&utm_source=Eloqua) e sobre vídeo com palestra do Prof. Lozano sobre técnicas para publicação (https://www.youtube.com/watch?v=m_lKi_fE6OY).

 

Prof. Quandt informa que a Clarissa conseguiu uma publicação em periódico Q1, com bom fator de impacto, o que é positivo para o Grupo de Pesquisa. Acrescenta que a Clarissa está trabalhando em vários recortes dos dados obtidos na pesquisa para sua Tese, produzindo outros artigos, que é o correto a se fazer após a defesa.

 

Prof. Quandt passa a comentar sobre a situação das bolsas, que estão sendo reduzidas com as medidas emergenciais de combate à pandemia, reduzindo as possibilidades para entidades filantrópicas, caso da PUCPR. Este fato faz com que candidatos que sejam aprovados em programa de uma universidade pública optem pela certeza de uma bolsa, deixando em segundo plano a opção pela PUCPR. Informa que o projeto do PPAD foi aprovado e obteve uma bolsa do CNPQ, que será direcionada a um Mestrando que vier a estudar inovação, participando ativamente do nosso Grupo de Pesquisa. Comenta que houve algum debate em razão de a prática do PPAD ser de respeitar o ranking de classificação dos candidatos. Isto não se aplica exatamente ao caso em tela, pois não faria sentido que a bolsa fosse dada a alguém da área de Marketing ou Finanças, por exemplo. Contudo, a lista será respeitada até que se encontre um candidato, da área de Estratégia, interessado em estudar inovação.

 

Em relação aos presentes na reunião, o Prof. Quandt destaca a participação do Matheus, que sempre acompanha as reuniões do Grupo de Pesquisa. Sobre seus Orientandos, lembra que a Norma e a Sandra terão a defesa da Tese nos próximos dias, e os demais, Marcelo, Marcos e Marlon, estão em fase de qualificação, prevista para abril.

 

Prof. Quandt explica que atrasos de até seis meses terão uma tolerância maior por parte da CAPES, contudo, esta regra se aplica à defesa da Tese, havendo mais rigor com os prazos de qualificação, cujo descumprimento pode levar ao desligamento do programa. Aborda também a formação das bancas: (i) para as defesas de Tese da Sandra e da Norma, citando o Prof. Dr. Gilson Ditzel Santos, que já participou da banca de qualificação de ambas e (ii) para as qualificações de Marcelo, Marcos e Marlon, que têm de ser completamente formadas.

 

Os participantes do Grupo de Pesquisa relatam brevemente seus estágios de elaboração dos trabalhos, enaltecendo o trabalho do Prof. Quandt como Orientador, destacando sua paciência e disponibilidade, bem como a relevância de seus comentários nos trabalhos de cada Orientando. Prof. Quandt fala sobre as dificuldades de agenda para atendimento a todos, mas acredita que passado o início das aulas da graduação, deve-se estabelecer uma rotina de trabalho com mais tranquilidade, lembrando ainda sua pendência de conversar com a Mariana sobre atividades futuras.

 

Matheus comenta que está preparando uma videoaula sobre o Medeley (https://www.youtube.com/watch?v=z1TB-wkZnrQ), questionando o eventual interesse dos participantes do grupo, que foram unânimes em declarar seu interesse no material.

Quanto ao seminário de pesquisa, Prof. Quandt informa que as apresentações devem ser rápidas (em torno de 10 minutos, para arguição por 15 minutos). As apresentações da área de Estratégia serão no dia 30 de março. Quanto à Aula Magna, que ocorrerá no dia 29 de março, comenta que será feita por um professor da área de Finanças, que se concentrará em publicações.

 

Prof. Quandt comenta que todas as oportunidades de treinamento devem ser aproveitadas, como o caso do evento Workshop ESOTALKS (dia 24/3, das 16h00 às 18h00, https://www.youtube.com/watch?v=VUysmq_PqsE), sobre publicação de alto impacto em Estratégia, com a participação dos pesquisadores Ronaldo Parente, Manuel Portugal e Sandro Cabral (coordenação de Christian Falaster).  O convite foi enviado pelo Prof. Damião, que participa do Comitê Científico da Divisão de Estratégia em Organizações da ESO – Anpad, no triênio de 2021 a 2023.

 

Sobre eventos foram citados o congresso da ALTEC 2021 (https://easychair.org/cfp/ALTEC2021) e o encontro EnANPAD (http://anpad.com.br/pt_br/event_details/114), que estão com a submissão de artigos abertas.

 

Matheus comenta sobre o convite feito para estudantes do stricto sensu da PUCPR, como alunos e alumni, palestrar e dar cursos para os alunos do internacional no contraturno. O formulário pode ser preenchido em (https://pucpr.co1.qualtrics.com/jfe/form/SV_efgDuBRfgy1qRrE). Uma provável exigência é que as aulas/palestras sejam ministradas em inglês.

 

Sobre as bolsas de Doutorado Sanduíche da CAPES, Marlon questiona se o PPAD conseguiu um segundo candidato, pois foi encaminhado um segundo e-mail para os alunos pedindo interessados. Prof. Quandt explica que para se inscrever, o aluno precisa estar com o projeto aprovado pelo PPAD, e não sabe quem se candidatou neste ano. A baixa procura no ano pode ter vários fatores, dentre eles a pandemia de COVID-19.

 

Prof. Quandt retoma o assunto da integração do stricto sensu com os cursos de Administração Internacional, incentivando todos que tenham a possibilidade de se inscrever, que o façam. Comenta que a Mariana, como egressa do Mestrado do PPAD, poderia contatar seus colegas de turma. Mariana entrará em contato com alguns colegas com os quais mantém contato, contudo, sugere que o PPAD encaminhe um convite formal aos alumni do Programa. Matheus comenta que, no momento, somente há alunos brasileiros no Internacional, podendo ser uma oportunidade para todos os colegas do stricto sensu, sem a barreira da fluência no idioma. Prof. Quandt comenta que, em princípio, chegarão vários alunos da França, o que pode impactar nas palestras em português.

 

Sandra pergunta se há bolsas de estudo para alunos da graduação internacional. Matheus explica que uma colega de turma, após alguns meses, conseguiu a bolsa, causando uma alteração do regulamento impedindo que sejam concedidas bolsas para quaisquer cursos internacionais da PUCPR. Prof. Quandt explica que os cursos internacionais (e.g. IBP, American Academy) fazem parte de uma estratégia da PUCPR em oferecer cursos premium, fazendo sentido não haver concessão de bolsas de estudo para tais cursos, caracterizados como produtos diferenciados.

 

Próxima reunião: 23/3/2021. Assuntos: (i) apresentação prévia dos colegas Marcelo, Marcos e Marlon, em preparação ao Seminário de Pesquisa, (ii) se estiverem em condições, apresentação das colegas Norma e Sandra, em preparação para a Defesa de Tese e (iii) assuntos trazidos pelo Prof. Quandt.

Nenhum comentário: