terça-feira, 13 de novembro de 2018


Reunião do dia 13.11.2018

 
1. Foi apresentada lista de periódicos das áreas de inovação e gestão do conhecimento, a ser enviada após a reunião. Informado que periódicos brasileiros passaram a exigir que os textos submetidos sejam apresentados também em inglês. 
2. Foram discutidos alguns eventos e sugerida a manutenção de um calendário para que o GP possa se programar e participar.
3. Foi informado que as verbas para tradução e participação de eventos normalmente são "consumidas" até setembro/outubro de cada ano. Portanto, sugere-se que haja planejamento de participação para que se possa solicitar verbas antecipadamente.
4. Discutida a possibilidade de publicação na revista Voluntas. Janaina é revisora da revista e informa que seu conteúdo é bastante específico.
5. Comentada a sugestão de definir perguntas de pesquisa para nortear os trabalhos do GP. Podem ser enviadas sugestões para que as pessoas passem a identificar assuntos de interesse comum para trabalharem em conjunto.
6. Foi discutida a formação do GP, e a atualização de seus participantes. Explicado que há trâmites burocráticos a serem vencidos, além da necessidade atualizar o nome e as linhas de pesquisa do grupo.
7. A próxima reunião será em 27/11 e será a última deste ano, com retomada dos encontros a partir de março/2019. Tarefa para próxima reunião: trazer sugestões de perguntas de pesquisa para que o GP possa ter uma agenda de discussões mais consistente, constante e que auxilie a todos em seus projetos individuais.
8. Comentada a possibilidade de compartilhamento de arquivos via Dropbox, GoogleDocs, Sharepoint ou OneDrive para facilitar a troca de informações e documentos entre os componentes do GP.
9. Vinicius sugere que sejam escritas resenhas de livros da Indústria 4.0, pois são publicáveis e a produção sobre o tema com enfoque em Administração ainda é incipiente. Sugere o livro "Quarta revolução industrial" do autor Klaus Schwab. Prof. Alexandre comenta que não é tão simples publicar resenhas ou ensaios teóricos sobre livros.
 
Presentes: Vinicius Gonçalves, Elaine Lopes, Clarissa Rocha, Janaina Martins, Marcos Mazurek, Norma Brambilla, Marlon Liebel, Sandra Santos, Jeanne Maciel, Prof. Fernando Deschamps, Prof. Alex Ferraresi, Prof. Carlos Quandt
Ausências justificadas: Bia Lanza, Noelia Fernandez Jauregui.

Nenhum comentário: