segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Reunião do Grupo - 20/10/2020

Reunião do Grupo - 20 de Outubro de 2020

Presentes:

  1. Prof. Carlos Olavo Quandt
  2. Beatriz Barreto Brasileiro Lanza
  3. Mariana Alves
  4. Norma Brambilla
  5. Marcos Mazurek
  6. Matheus Hamerschmidt
  7. Marlon Liebel
  8. Marcelo Castilho
  9. Daniel Valoto
  10. Paula Minetto
  11. Antônio Carlos Franco
  12. Clarissa Rocha
  13. Sandra Sandtos
  14. Camila

 Ausência Justificada: Prof. Ubiratã Tortato

Prof. Quandt explica que as apresentações de hoje serão feitas pela Mariana e pela Beatriz. Norma informa que a Camila está participando a convite dela, para a apresentação da Beatriz.

Mariana apresenta a relação de eventos relacionados ao Grupo de Pesquisa, destacando os deadlines para submissão de artigos. Explica as informações apresentadas na planilha. Comenta brevemente quatro artigos que garimpou do VIII SINGEP – Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade, que ainda não foram disponibilizados – quando isso ocorrer, compromete-se a fazer uma análise dos artigos e apresentar ao grupo. Daniel informa que os artigos já estão disponíveis no link (http://singep.org.br/8/wp-content/uploads/sites/4/2020/10/programacao-v6.pdf).

Prof. Quant agradece à Mariana a disposição em realizar a pesquisa dos eventos, bem como ressalta a importância da manutenção desta lista atualizada e a tentativa de saber o que está sendo publicado, sem a pretensão de fazer resenhas de todos os artigos de interesse. Passa a palavra para Beatriz, que falará sobre as pesquisas do GTD.GOV.

Beatriz inicia explicando que o GTD.GOV é uma ação conjunta do CONSAD e da ABEP-TIC para o desenvolvimento da agenda subnacional de Governo Digital, e está composto de 150 especialistas de 23 estados e do DF (ainda não fazem parte Piauí, Rio Grande do Norte e Roraima), que atuam na identificação dos desafios trazidos pela transformação digital para os governos subnacionais, bem como na proposição de encaminhamentos. Os encaminhamentos são buscados através do cruzamento entre o conhecimento das necessidades de negócio e das soluções digitais disponíveis, buscando o atendimento das necessidades com o uso adequado da tecnologia.

Beatriz apresenta modelo (adaptado de Chan et al., 1997) no qual a Gestão Pública e a tecnologia de informação e de comunicação disponível ao setor público devem ser alinhadas estrategicamente, possibilitando o desempenho da Gestão Pública e a efetividade da TIC pública.

A missão do GTD.GOV é apoiar e acelerar a transformação digital nos governos estaduais e distrital. Sua visão é de que os estados e o Distrito Federal, com governança e gestão digital mais inteligentes, entregarão serviços públicos mais ágeis, com menor custo e maior valor agregado ao usuário. A organização tem como propósito transformar a experiência das pessoas, gerando valor de forma simples, próxima e confiável.

Do mapa estratégico do GTD.GOV, destacamos a seção do alinhamento, aprendizados e crescimento, representado na Figura 1:

Figura 1 – Excerto do mapa estratégico do GTD.GOV

Beatriz informa que o GTD.GOV foi reconhecido na premiação Global Public Service Awards, sendo escolhido o Team of the Year – 2019 na categoria Digitising Public Services.

Quanto ao funcionamento do GTD.GOV, Beatriz explica que há uma coordenação geral, responsável pela integração dos trabalhos desenvolvidos pelos três subgrupos: (i) Governança para a Transformação Digital, (ii) Arquitetura Corporativa e (iii) Serviços Digitais. 

A Figura 2 traz a visão nuclear do GTD, com a expansão da atuação por núcleos temáticos, três para cada subgrupo.

Figura 2 – Visão nuclear do GTD. GOV


Beatriz explica que o Núcleo Científico do GTD.GOV, do qual ela faz parte como representante do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento –, é o responsável pelo desenvolvimento, sistematização e compartilhamento do conhecimento técnico e científico relevante ao desenvolvimento dos trabalhos do GTD.GOV, identificando e liderando o desenvolvimento e a submissão de trabalhos e artigos para periódicos e eventos.

Como exemplo de publicações, informa que em 2020 foram realizadas as seguintes entregas: (i) Teletrabalho no setor público brasileiro durante a COVID-19 – maio/2020, (ii) Processo eletrônico no setor público brasileiro / COVID-19 – julho/2020 e (iii) Pesquisa sobre o impacto das ações do GTD.GOV na transformação digital dos governos estaduais e distrital – julho/2020.

Beatriz expõe as diretrizes dos trabalhos coordenados pelo núcleo científico do GTD.GOV. O tema central proposto é o diagnóstico, a avaliação e o monitoramento da transformação digital nos governos estaduais e distrital. Os trabalhos a serem desenvolvidos são: (i) coleta e análise de dados e (ii) produção de sumários executivos, artigos científicos e apresentações. Esta produção é feita por dois tipos de pesquisadores: (i) dedicados – aqueles que compõem o Grupo de Pesquisa parceiro do GTD.GOV e (ii) convidados – pesquisadores que têm interesse em determinado trabalho do GTD.GOV para fins de publicação científica em periódicos ou eventos.

Beatriz apresenta as doze pesquisas em desenvolvimento no GTD.GOV, das quais destacamos as três em que há possibilidade de participação de colegas do Grupo de Pesquisa da PUCPR: (i) Teletrabalho nos governos estaduais e distrital, (ii) Processo eletrônico nos governos estaduais e distrital e (iii) Modelo de arquitetura corporativa para plataformas de transformação digital.

Em relação à pesquisa sobre teletrabalho nos governos estaduais e distrital, informa que a coleta de dados já foi realizada e o sumário executivo entregue, havendo ainda a necessidade de publicação de artigo científico, tratando-se de estudo qualitativo. A pesquisa sobre processo eletrônico nos governos estaduais e distrital encontra-se na mesma situação, carecendo ainda de publicação de artigo científico, sendo este um estudo misto (qualitativo e quantitativo).  O terceiro estudo, sobre modelo de arquitetura corporativa para plataformas de transformação digital, ainda não teve a coleta de dados realizada.

Apresentados os projetos de pesquisa, seguiu-se uma sessão de perguntas dos colegas sobre as formas de participação e possibilidades de colaboração. Beatriz finalizou sua apresentação com a divulgação do evento 22nd Annual International Conference on Digital Government Research, DG.O 2021, a ser realizado em Omaha, Nebraska, com o tema Digital Innovations for Public Values: Inclusive Collaboration and Community. Destaca que há uma trilha dedicada à Transformação Digital em Governos Subnacionais, com submissões abertas até 20 de janeiro de 2021. Para mais informações, visitar o site http://dgsociety.org/dgo-2021 .

Prof. Quandt comenta que os projetos apresentados pela Beatriz estão muito vinculados à interface com o cidadão, mas não há tanta preocupação com o core da transformação digital. Lembra que a preocupação em tornar os serviços acessíveis a todos leva à simplificação dos serviços, deixando, por vezes, a segurança digital fragilizada, abrindo espaço para que pessoas mal-intencionadas tenham acesso a informações sensíveis dos cidadãos. Marlon cita o exemplo do pix, serviço que antes mesmo de ser lançado foi objeto de uma série de fraudes com objetivo de obter informações sobre os dados bancários das pessoas. Beatriz menciona que um portal único de serviços públicos, que direcione para o site correto, independentemente da esfera de governo do serviço que seja buscado, seria um avanço na usabilidade dos serviços pela população.

Próxima reunião: 10/11, pauta: (i) assuntos trazidos pelos Professores Orientadores do Grupo de Pesquisa e (ii) retomada da sistemática de troca de ideias.

Nenhum comentário: